Ônibus turístico - São Paulo

Como é o passeio de ônibus turístico pela cidade de São Paulo

Publicado em junho/2018

Como algumas outras grandes cidades do mundo, agora São Paulo também tem um ônibus turístico que faz seu trajeto passando por diversos pontos interessantes para os turistas. A intenção talvez fosse que o passeio funcionasse como nestas outras cidades, ou seja, passando por diversos pontos turísticos, com muitas paradas e muitos horários disponíveis para podermos descer, conhecer as redondezas e continuar o passeio no momento desejado. No entanto, não é bem assim por aqui.

Não é novidade que o trânsito é muito difícil, o que acaba por complicar o itinerário e os horários do passeio. Desde que o ônibus turístico começou a circular, o trecho percorrido já diminuiu e os horários ficaram mais minguados. Agora são apenas três horários de segunda a sábado e quatro horários aos domingos e feriados, o que significa que, mesmo podendo, se o turista quiser descer em alguma parada, vai ter que aguardar pelo menos  duas horas até o próximo ônibus chegar.

Mas, para quem quer ter uma visão da cidade de uma maneira confortável e ter uma ideia sobre os pontos que deseja voltar com mais calma em outro momento, pode ser muito interessante.

 Estação República metrô SP

Estádio do Pacaembu - São Paulo

E como é o passeio de ônibus turístico na cidade de São Paulo?

São nove paradas durante o trajeto e é possível iniciar o passeio em qualquer uma delas. O pagamento é feito no próprio ônibus e após o início, o ticket pode ser utilizado durante as 24 horas seguintes, com embarques e desembarques ilimitados.

Trajeto:

  • Saindo da Praça da República ele segue pela Rua da Consolação e Av. Dr. Arnaldo até chegar ao Estádio do Pacaembu.
  • Depois de dez minutos ele retorna pela Av. Dr. Arnaldo até a Av. Paulista, fazendo nela duas paradas rápidas: no MASP e na Casa das Rosas.
  • No final da Av. Paulista, segue em direção à Av. 23 de Maio e ao Parque do Ibirapuera passando pelo Obelisco e Monumento às Bandeiras, fazendo uma parada de dez minutos para fotos ao lado do lago.
  • Começa seu retorno para o centro passando pelo Centro Cultural São Paulo e Bairro da Liberdade, também com paradas nestes dois pontos.
  • Novamente no centro, as próximas paradas são no Páteo do Colégio, Teatro Municipal (somente para embarque/desembarque) e Praça da República, finalizando o circuito.

Outros pontos que podemos visualizar durante o trajeto são: Edifício Copan, Cemitério da Consolação, bancas de flores da Av. Dr. Arnaldo, grafites em prédios e no Túnel Rebouças. Na Av. Paulista: o Conjunto Nacional, Centro Cultural Fiesp, MASP, Parque Trianon, Casa das Rosas, Japan House e vários outros.  No centro, avistamos a Catedral da Sé, Edifício Martinelli, Galeria do Rock, Mosteiro de São Bento etc.

MASP - Av. Paulista
MASP – Av. Paulista
Páteo do Colégio SP
Páteo do Colégio

Horários do passeio (saindo da Praça da República):

Segunda a Sexta-feira: 09h, 11h20, 14h10

Sábados: 08h, 10h30, 13h30

Domingos e feriados: 10h, 12h, 15h, 17h10

Preço

R$ 40,00 por pessoa, crianças até 5 anos não pagam.

O ticket do ônibus dá direito à entrada gratuita em 7 museus: Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra de São Paulo, MAM, Pinacoteca de São Paulo, Pina_Estação, Catavento Cultural e Educacional e Museu Afro Brasil. A entrada é válida por dois dias após carimbar a primeira visita.

Casa das Rosas - Av. Paulista, SP
Casa das Rosas Centro Cultural – Av. Paulista
Parque do Ibirapuera SP
Parque do Ibirapuera

Pontos de embarque/desembarque:

  1. Praça da República
  2. Estádio Pacaembu
  3. Av. Paulista – MASP
  4. Av. Paulista – Casa das Rosas
  5. Parque do Ibirapuera
  6. Centro Cultural São Paulo
  7. Bairro da Liberdade
  8. Páteo do Colégio
  9. Teatro Municipal

Paradas em que o ônibus fica estacionado por cerca de dez minutos (tempo para descer e tirar algumas fotos):

  1. Estádio do Pacaembu
  2. Av. Paulista – Casa das Rosas
  3. Parque do Ibirapuera
  4. Centro Cultural São Paulo
  5. Liberdade
  6. Páteo do Colégio

É bom saber

  • Aos domingos ele não passa na Av. Paulista devido à interdição para veículos (aproveite para passear a pé por ela e curtir a grande movimentação de pessoas, ciclistas, artistas em geral, feirinhas etc por toda sua extensão).
  • Uma gravação em português, inglês e espanhol apresenta os pontos por onde o ônibus passa.
  • As paradas para fotos podem durar tempo menor dependendo de como está o trânsito e o horário do ônibus.

Bom passeio!!

Veja também:

Museu do Futebol – Estádio do Pacaembu – SP

Avenida Paulista – calçadão aos domingos

Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo

Mosteiro de São Bento – centro histórico de São Paulo

Estação da Luz – marco histórico e arquitetônico de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Bairro da Liberdade

19 comentários sobre “Como é o passeio de ônibus turístico pela cidade de São Paulo

  1. Péssima informação. Passei 1h, das 8:00 às 9:00, em frente ao MASP e o ônibus não passou. Fui informado que o ponto era em frente à Loja Mariza, do outro da Paulista e do MASP a 100 metros desse último. Detalhe, no site consta que o MASP é ponto de embarque/desembarque. Não procede e lamentavel

    Curtir

    1. Oi Vicente, obrigada pelo retorno, sinto muito pelo inconveniente. Acrescentei algumas informações no texto para que fique mais fácil de encontrar. No caso do ponto do MASP, ele fica no número 1.941 da Av. Paulista, do outro lado da avenida (lembrando que aos domingos o ônibus não passa na Paulista). Os pontos do ônibus turístico têm um totem vermelho indicativo na calçada.

      Curtir

  2. Legal que existe o ônibus turístico, pois tem muitos lugares que vale a pena conhecer e fotografar em São Paulo. É uma pena que não funciona tão bem… No começo deste ano fui para Buenos Aires e fiz o passeio com o Bus Turistico, e funcionava bem, a cada 20 minutos passava no ponto. E é bem organizado. ^.~

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário