Passeio de barco - Baleia Jubarte em Arraial D'Ajuda

Passeio de barco para ver baleias jubarte em Arraial D’Ajuda BA

Publicado em ago/2018

Todo ano, entre julho e outubro, as baleias jubarte trocam as águas frias do Polo Sul  pelas águas mornas do litoral brasileiro. Após essa longa viagem, elas podem ser avistadas em várias partes da costa brasileira, principalmente no litoral baiano, e é nesse período que acontecem os passeios de barco para ver baleias jubarte em Arraial D’Ajuda.

É um espetáculo da natureza e, por isso mesmo, a cada dia tem características diferentes a depender de diversos fatores como o tempo, a agitação do mar, a diversidade dos grupos encontrados etc. Pode-se avistar apenas uma baleia, uma mãe e seu filhote, um grupo com vários elementos, assim como pode-se ver saltos mais altos ou apenas os respiros. Não há garantias quanto ao que conseguiremos ver, mas em compensação sabemos que estamos fazendo um tipo de turismo preocupado em respeitar o animal em seu habitat natural.

O nosso passeio foi no dia 31/07/2018 e conseguimos avistar um grupo com quatro baleias, inclusive alguns lindos saltos. A bióloga marinha Thais Melo, que acompanha os turistas no barco,  explicou que provavelmente faziam parte do grupo uma mãe com seu filhote e dois machos competindo para acasalamento.

Turismo de observação - baleia jubarte em Arraial D'Ajuda
Foto da bióloga Thais Melo no passeio de 31/07/2018

Baleia jubarte em Arraial d'Ajuda, Porto Seguro BA

Baleia Jubarte - Passeio de barco em Arraial D'Ajuda

Um pouco sobre a baleia jubarte

Seu nome científico é Megaptera Novaeangliae (Longas Asas da Nova Inglaterra) devido a suas longas nadadeiras peitorais que podem chegar a 1/3 do seu tamanho.

Pode medir até 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. Se alimentam principalmente de krill, um tipo de camarão.

Passam o verão se alimentando no Polo Sul e migram para águas mais quentes no inverno, durante a fase de reprodução.

O ritual de acasalamento inclui o canto emitido pelos machos e também seus saltos acrobáticos.

Baleia Jubarte em Arraial D'Ajuda
Foto da bióloga Thais Melo no passeio de 31/07/2018

 

Detalhes práticos do passeio:

Horário:

Pick-up no hotel por volta das 08h30 e embarque às 09h00. Retorno por volta das 13h.

Preço (julho/2018):

R$ 230,00 por adulto

R$ 185,00 crianças até 11 anos

Não há descontos para idosos, estudantes etc.

Dias da Semana:

Terças, quintas e sábados.

Onde comprar:

O passeio é organizado pela Cia do Mar e vendido nas agências de turismo localizadas no centro de Arraial d’Ajuda e Porto Seguro.

Como funciona:

  • A ida varia entre 30m a 1h30 até encontrá-las e nesse início a bióloga Thais Melo dá recomendações, explicações e detalhes sobre a viagem e sobre a espécie.
  • Após encontrar uma baleia ou um grupo delas, a embarcação fica na região por cerca de 30 minutos para observação e após este período inicia o retorno.
  • Inclui frutas, água de coco e bolachinhas.

 

É bom saber:

  • Algumas pessoas podem enjoar durante o passeio.
  • Leve uma blusa para se proteger do vento.

 

Nosso passeio foi maravilhoso!! Excelente passeio para vocês também!!

 

 

16 comentários sobre “Passeio de barco para ver baleias jubarte em Arraial D’Ajuda BA

  1. Amei!! Nossa! que animais mais bonitinhos. Quem diria que em Arraial d’Ajuda poderia encontrar ecoturismo e ver animais surprendetes que nem essas baleias de jubarte!

    Curtir

        1. O passeio é organizado pela Cia do Mar e tentei confirmar os preços, mas não consegui (não houve resposta no telefone (73) 99967-3128). De qualquer maneira, pela informação que tenho, o passeio acontece de julho a outubro, então, para 2019 já não estaria mais disponível. As agências de turismo em Arraial d’Ajuda e Porto Seguro devem ter mais informações.

          Curtir

  2. Que lindo.
    Que imagens magníficas.
    Imagino a emoção, pois em julho de 2017 tentamos ver as baleias jubarte, num passeio saindo da Praia do Forte-BA e não tivemos essa sorte. Sofremos com o mar revolto para ver um único e rápido respiro … isso quem conseguiu ver, pois dei sorte de estar do lado do barco onde houve a aparição … e já senti a força da natureza.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário