Publicado em mar/2019
A Catedral Metropolitana de São Paulo também já foi chamada Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Assunção e São Paulo, mas é muito mais conhecida como Catedral da Sé. O motivo de ser assim conhecida talvez seja mais por estar localizada na Praça da Sé do que pelo sentido das palavras, já que ‘catedral’ e ‘sé’ tem praticamente o mesmo significado: igreja principal de um bispado, sede do bispado, igreja com cátedra para o bispo.
Curiosidades à parte, o fato é que a Catedral da Sé é um majestoso templo localizado no centro histórico da cidade, tombado em 2016 pelo Condephaat, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. O tombamento inclui também a Praça da Sé que, com suas palmeiras imperiais, embeleza ainda mais a Catedral.
Sobre a história e detalhes da arquitetura da Catedral da Sé em São Paulo
A primeira catedral de São Paulo foi construída a partir de 1745, em taipa de pilão e estilo barroco, permanecendo assim por quase 150 anos. Foi demolida com o início da construção do novo templo, moderno, imponente, arrojado, com 111 metros de comprimento, 46 metros de largura e 92 metros de altura (altura das torres).
O início da construção da nova catedral foi em 1913, mas devido a dificuldades na importação dos materiais que viriam da Europa, ela foi inaugurada parcialmente em 1954; faltavam-lhe ainda as duas torres. O reinício das obras ficou para 1956 e as torres só foram concluídas em 1969.
A Catedral da Sé foi projetada em estilo neogótico por Maximilian Emil Hehl, professor da Escola Politécnica de São Paulo. Após sua morte, a execução do projeto ficou a cargo de outros arquitetos, entre eles Luis Anhaia Melo e Conde Bruno Apolloni Ghetti.
Algumas das características do estilo neogótico que podem ser vistas na Catedral da Sé são as torres com pontas agulhadas apontando para o céu, muitos vitrais para a entrada de luz, presença da rosácea (grande janela redonda na face frontal) e tetos formados por estruturas côncavas.
Em seu interior nos impressionamos com a quantidade e altura das colunas. Para homenagear o Brasil, no topo de algumas delas foram esculpidos animais da fauna brasileira e elementos da flora nacional.
Na construção do altar principal também houve preocupação em homenagear o Brasil. Em alguns pequenos detalhes foram utilizados malaquita, mármore de Siena e lazulita, que tem as cores da bandeira brasileira, respectivamente: verde, amarelo e azul.
Além do altar principal, a Catedral da Sé tem mais dois altares laterais. Eles são decorados com mosaicos produzidos por artistas do Vaticano e doados pelo Papa Pio XII. Em um deles está a imagem de Nossa Senhora de Sant’Anna e no outro a imagem de São Paulo.


Os vitrais foram confeccionados por artistas franceses e brasileiros sendo que os vitrais brasileiros se encontram no altar principal e os franceses no corpo da igreja. Comparando-os, podemos ver entre eles a diferença na riqueza de detalhes.
O órgão de tubos é um dos maiores da América Latina, mas encontra-se desativado. O carrilhão (conjunto de sinos) está localizado na torre direita, foi restaurado e está em funcionamento.
Sobre a visita guiada à cripta
A cripta foi construída embaixo do altar principal e inaugurada em 1919. Tem piso em mármore, escada e colunas em granito e é decorada com duas esculturas de Francisco Leopoldo e Silva, em mármore de Carrara.
Ela guarda restos mortais de bispos e arcebispos de São Paulo, mas exceções foram feitas para três personagens importantes da história da cidade: Cacique Tibiriçá, Regente Feijó e padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão.
Atualmente também exibe a exposição ‘Mostra do Santo Sudário’ sem prazo definido para término.
Há missa na capela da cripta toda segunda-feira às 09h.
Para fazer a visita guiada basta se apresentar na Secretaria da Catedral. Elas acontecem todos os dias, porém os horários são variados para se adaptar às missas e demais programações da igreja.
Horários:
Segunda-feira: das 10h às 11h30 e das 13h às 16h30
Terça, quarta e quinta-feira: das 09h30 às 17h
Sexta-feira: das 09h30 às 16h30
Sábado: das 09h às 11h30 e das 13h às 15h30
Domingo: das 12h30 às 15h30
Duração da visita: cerca de 30 minutos
Preço: R$ 7,00.
Telefone da Secretaria: (11) 3107-6832
Como chegar de transporte público:
A melhor maneira para se visitar a Catedral da Sé utilizando o transporte público é descer na Estação Sé do metrô. Ela é a estação mais movimentada de toda a rede, portanto, utilize-a fora dos horários de pico. Faça o impossível para evitar entrar nos trens entre as 07h e 09h e entre as 17h e 19h.
Boa visita!
Esta postagem faz parte de uma blogagem coletiva com a participação de diversos blogs de viagem. O tema escolhido foi “Templos Maravilhosos”. Não deixe de acessar os links abaixo para conhecer outros templos maravilhosos pelo mundo:
- Destinos por onde andei… – Igreja São José em Belo Horizonte
- Ligado em Viagem – 5 Igrejas com fachadas de azulejos azuis na cidade de Porto em Portugal
- Itinerário de Viagem – Templos Religiosos que nos surpreenderam
- A Casa na Mala – A majestosa catedral gótica da Antuérpia e as obras do mestre barroco Rubens
- 3 Gerações e 1 Mala – 5 Igrejas para se encantar na Europa
- Uma Viagem Diferente – Igrejas em Roma para colocar no seu roteiro
- Uma Senhora Viagem – 6 Incríveis Igrejas e suas histórias
- Let’s Fly Away – Visite as torres da Notre Dame de Paris e se encante!
- Fui Ser Viajante – Sainte-Chapelle: a igreja mais impressionante de Paris
- Viaje na Web – Toshogu Shrine em Nikko: O templo mais bonito que conheci no Japão
- Viajante Comum – IGREJAS DE BRASÍLIA: 3 templos lindíssimos que você tem que conhecer!
- Mulher Casada Viaja – Curitiba: quando mulheres visitam uma mesquita
- Embarque40Mais – Na Igreja Madre de Deus-Lisboa tudo que reluz é ouro
Gostei muito do post. Imagens bonitas e informações completas que inspiram a visita a esse templo tão importante para os paulistas. Parabéns!
CurtirCurtir
Obrigada! Fico feliz com seu comentário, a intenção é justamente essa: inspirar e informar. 🙂
CurtirCurtir
Eu já estive em São Paulo tantas vezes e nunca sequer entrei na Catedral Metropolitana! Esse seu post me incentivou demais! Da próxima não passa! E volto aqui pra contar! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico feliz que você tenha ficado com vontade de visitá-la. Volta mesmo pra contar! 🙂
CurtirCurtir
Que bacana! Não sabia que dava pra visitar a cripta, muito menos que era tão linda! Já botei na minha lista de desejos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
É muito bonita, foi uma surpresa pra mim também! 🙂
CurtirCurtir
Sempre passamos perto e nunca paramos para visitar, né? Adorei a sugestão. Quero muito ir com calma.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É… às vezes não conhecemos o que está mais próximo de nós, mas ela merece a visita!
CurtirCurtir
Não deve nada pras igrejas europeias, hein! Não sabia que ela era tão “novinha”. Adorei as curiosidades.
CurtirCurtir
Não deve nada não. Bom, como muitos dos materiais da construção, mobiliário e decoração vieram da Europa ela é praticamente uma igreja europeia rsrs.
CurtirCurtir
Fiquei encantada com a Catedral da Sé, a riqueza de detalhes e a sua grandiosidade não perdem em nada para as da Europa. Achei muito interessante o passeio guiado, quando eu retornar a São Paulo vou querer fazer.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Isso, aproveite quando vier de novo. E São Paulo tem muita coisa bonita e interessante para ver e fazer. 🙂
CurtirCurtir
Acredite, só entei na catedral uma vez! Acho que vou aproveiar a inspiração do seu post e fazer esta visita guiada, obrigada pela dica!
CurtirCurtido por 1 pessoa
E eu tinha entrado uma vez há muito tempo atrás, já nem me lembrava como era. Gostei da visita guiada, vale a pena. 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que legal esse post! Não sabia que existia esse passeio guiado. Já anotado para a minha próxima viagem em São Paulo. A Catedral da Sé é um ícone da cidade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você vai gostar. E além da visita à Sé também dá pra visitar outros pontos turísticos ali perto, como o Mosteiro de São Bento e o Teatro Municipal (que também tem visita guiada). 🙂
CurtirCurtir
To chocada que ela só foi tombada em 2016. Como assim?!
O Brasil tem igrejas lindas também, ta pensando o que ?! Não é só Europa não! kkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
E com mármore italiano, estilo europeu etc e tal rsrs.
Sobre o processo de tombamento, foi iniciado em 1998 e levou 18 anos pra ser finalizado, estilo Brasil rsrs
CurtirCurtir
Em uma visita à São Paulo fiquei bem perto desta catedral, porém não entrei, não fazia parte de um tour que fizemos no Bairro da Liberdade. Porém, fiquei impressionada com seu telhado esverdeado e a imponência de sua estrutura. Na próxima quero conhecer, com certeza. Beijo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olha aí um bom motivo pra vir de novo a São Paulo. Quando fui estava chovendo, imagino que num dia de sol a cor da cúpula fique ainda mais bonita e em destaque. Bjs
CurtirCurtir
Muito linda a Catedral ! ótimo post ! Fiz uma visita muito rápida há anos atrás. Lendo seu post fiquei com muita vontade de voltar para revê-la com um olhar atento aos detalhes aqui descritos. Beijocas
CurtirCurtido por 1 pessoa
Volta mesmo! O guia acompanha apenas na visita à cripta, mas se estiver com tempo ele fala um pouco sobre a catedral também. Bjs.
CurtirCurtir
Nossa que legal! Acho a Catedral da Sé tão bonita, e tenho muita vontade de ir conhecer a cripta. Um dia que estiver pelo centro tentarei ir lá conhecer.
Adorei o post
CurtirCurtido por 1 pessoa
É muito bonita sim. Quem é de São Paulo às vezes não se anima muito em ir para o centro, mas vale a pena. No dia em que fui, tinha um grupo de estrangeiros chegando para visitá-la.
CurtirCurtir
A Catedral da Sé é lindíssima! Sempre que dá eu dou um pulo lá! Já tive a oportunidade de assistir a um Requiém a Mozart… perfeito!
CurtirCurtido por 1 pessoa
O guia disse mesmo que periodicamente tem concertos e apresentações. Deve ser demais! Qualquer hora me programo melhor para assistir algum. 🙂
CurtirCurtir