Paranapiacaba SP

Final de semana em Paranapiacaba SP

Um final de semana em Paranapiacaba, Santo André, SP, é tempo suficiente para conhecer a vila. Ela é uma antiga vila ferroviária construída por ingleses e está em processo de restauração, o que significa muitas obras e tapumes. Apesar disso, é muito interessante!

Já passamos dois finais de semana lá e, no último, contamos com a presença de uma forte neblina que deixou um clima de mistério.

A vila é formada por casas construídas pela estrada de ferro para os funcionários, e hoje é tombada pelo Patrimônio Histórico, o que não permite que se façam reformas ou ampliações sem autorização. Por isso, as pousadas são simples, com banheiros compartilhados.

Nos hospedamos na HOSPEDARIA OS MEMORIALISTAS (faça sua reserva pelo Booking aqui), que é em grande parte responsável por gostarmos tanto do lugar. Os proprietários são muito simpáticos e acolhedores. A pousada é limpa e muito bem cuidada. O restaurante da pousada se chama Estação Cavern Club e é excelente. O serviço, um pouco lento, não chega a atrapalhar o prazer de estar lá. Pode-se aproveitar um fondue de carne, queijo, chocolate, ou provar os pratos, que incluem antepasto, sopa e salada, inclusive o premiado “Costelinhas de porco ao molho de cambuci”.

Saindo da pousada, caminhando em direção à vila passamos por alguns pontos de interesse:

  • Clube Lyra Serrano, que é aberto à visitação com pequena taxa, com salão para cinema, bailes, sala de troféus etc;
  • pátio da estação onde há o Museu Ferroviário, com entrada paga e exposição de peças da companhia ferroviária, vagões antigos, passeio de Maria Fumaça (um trecho pequeno, dentro do próprio museu, no pátio de manobras, que não fizemos por que estava em manutenção). O passeio de Maria Fumaça tem um preço adicional;
  • podemos avistar a torre da Estação Alto da Serra e o relógio que lembra o Big Ben;
  • atravessando a passarela metálica chegamos à igreja da vila, na parte mais alta, construída em 1889;
  • a casa do engenheiro foi construída numa alta colina com a finalidade de oferecer uma vista estratégica e de onde se podia observar toda a movimentação da vila ferroviária, hoje abriga o Museu Castelinho que oferece visitas guiadas pagas;

Há também várias trilhas ecológicas interessantes e fizemos duas com o guia Osmar, fone (11) 98844-0755: uma delas foi a Trilha da Pontinha  e dá até pra dar um mergulho,  e a outra foi a Trilha do Mirante em que, se não for um dia de neblina, dá pra ter uma vista da cidade de Santos.  O mirante está um pouco mal cuidado, precisando de atenção, mas vale a pena pelo contato com a natureza. Informações sobre as trilhas também podem ser obtidas na Associação de Monitores Ambientais, no centro, (11) 4439-0155.

 

neblinaparanapiacaba

vistaparanapiacaba

vistapatioecentroparanapiacaba

Vista na trilha do Mirante Paranapiacaba Santo Andre SP
Vista na trilha do Mirante
Vista do Mirante de Paranapiacaba Santo Andre SP
Vista do Mirante
Museu Ferroviário - Paranapiacaba SP
Museu Ferroviário
Hotel Os Memorialistas em Paranapiacaba SP
Pousada Os Memorialistas

 

Boa viagem!!

Deixe sua opinião, dúvidas e/ou sugestões!!

 

6 comentários sobre “Final de semana em Paranapiacaba SP

  1. Uma viagem linda no túnel do tempo. Principalmente para quem viajava em trem e tem grandes lembranças.
    Falta investimento (não sei de quem seria) para restaurar os vagões que estão no patio e explicações de como eram usados na época, exemplo vagão funerário.
    Uma pena que no Brasil não houve/há investimentos em ferrovias. Tive oportunidade de descer um pedaço da serra de Paranapiacaba na Maria Fumaça; também viajei no trem de Prata para o Rio de Janeiro … quanta saudade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s