Paranapiacaba SP

Final de semana em Paranapiacaba SP

Um final de semana em Paranapiacaba, Santo André, SP, é tempo suficiente para conhecer a vila. Ela é uma antiga vila ferroviária construída por ingleses e está em processo de restauração, o que significa muitas obras e tapumes. Apesar disso, é muito interessante. E se contar com a presença da neblina pra deixar um clima de mistério, melhor ainda!

A vila é formada por casas construídas pela estrada de ferro para os funcionários, e hoje é tombada pelo Patrimônio Histórico, o que não permite que se façam reformas ou ampliações sem autorização. Por isso, as pousadas são simples, com banheiros compartilhados.

ONDE SE HOSPEDAR E COMER:

Nos hospedamos na HOSPEDARIA OS MEMORIALISTAS (faça sua reserva pelo Booking aqui), que é em grande parte responsável por gostarmos tanto do lugar. Os proprietários são muito simpáticos e acolhedores. A pousada é limpa e muito bem cuidada. O restaurante da pousada se chama Estação Cavern Club e é excelente. O serviço, um pouco lento, não chega a atrapalhar o prazer de estar lá. Pode-se aproveitar um fondue de carne, queijo, chocolate, ou provar os pratos, que incluem antepasto, sopa e salada, inclusive o premiado “Costelinhas de porco ao molho de cambuci”.

Pousada Os Memorialistas - Paranapiacaba SP
Pousada Os Memorialistas

O QUE FAZER:

Saindo da pousada, caminhando em direção à vila passamos por alguns pontos de interesse:

  • Clube Lyra Serrano, que é aberto à visitação com pequena taxa, com salão para cinema, bailes, sala de troféus etc;
  • pátio da estação onde há o Museu Ferroviário, com entrada paga e exposição de peças da companhia ferroviária, vagões antigos, passeio de Maria Fumaça (um trecho pequeno, dentro do próprio museu, no pátio de manobras, que não fizemos porque estava em manutenção). O passeio de Maria Fumaça tem um preço adicional;
  • podemos avistar a torre da Estação Alto da Serra e o relógio que lembra o Big Ben;
  • atravessando a passarela metálica chegamos à igreja da vila, na parte mais alta, construída em 1889;
  • a casa do engenheiro foi construída numa alta colina com a finalidade de oferecer uma vista estratégica e de onde se podia observar toda a movimentação da vila ferroviária, hoje abriga o Museu Castelinho que oferece visitas guiadas pagas;

Há também várias trilhas ecológicas interessantes e fizemos duas com o guia Osmar, fone (11) 98844-0755: uma delas foi a Trilha da Pontinha  e dá até pra dar um mergulho,  e a outra foi a Trilha do Mirante em que, se não for um dia de neblina, dá pra ter uma vista da cidade de Santos.  O mirante está um pouco mal cuidado, precisando de atenção, mas vale a pena pelo contato com a natureza. Informações sobre as trilhas também podem ser obtidas na Associação de Monitores Ambientais, no centro, (11) 4439-0155.

 

neblinaparanapiacaba

vistaparanapiacaba

vistapatioecentroparanapiacaba

Vista na trilha do Mirante Paranapiacaba Santo Andre SP
Vista na trilha do Mirante
Vista do Mirante de Paranapiacaba Santo Andre SP
Vista do Mirante
Museu Ferroviário - Paranapiacaba SP
Museu Ferroviário

 

Boa viagem!! Aproveite bem o seu final de semana em Paranapiacaba!!

Deixe sua opinião, dúvidas e/ou sugestões!!

6 comentários sobre “Final de semana em Paranapiacaba SP

  1. Uma viagem linda no túnel do tempo. Principalmente para quem viajava em trem e tem grandes lembranças.
    Falta investimento (não sei de quem seria) para restaurar os vagões que estão no patio e explicações de como eram usados na época, exemplo vagão funerário.
    Uma pena que no Brasil não houve/há investimentos em ferrovias. Tive oportunidade de descer um pedaço da serra de Paranapiacaba na Maria Fumaça; também viajei no trem de Prata para o Rio de Janeiro … quanta saudade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s