Passa Quatro MG

O que fazer em Passa Quatro MG

Um dos principais atrativos da cidade de Passa Quatro é ser a porta de entrada para a travessia da Serra Fina, cadeia de montanhas da Serra da Mantiqueira, considerada um dos mais importantes desafios para os amantes do montanhismo no Brasil. Mas não é apenas isso. Há muito que fazer em Passa Quatro.

A cidade oferece diversas programações com datas determinadas e que atraem um grande público: corridas, passeios ciclísticos, caminhadas religiosas, festival gastronômico etc. Por ser uma estância hidromineral, tem fontes de água potável em vários pontos (inclusive uma água mineral com o nome da cidade). Além disso, tem um charme muito especial, com atrativos também para quem quer apenas conhecê-la e descansar aproveitando sua atmosfera de tranquilidade e paz.

Ela está localizada no sul do Estado de Minas Gerais, a cerca de 440 km de Belo Horizonte e a cerca de 260 km de São Paulo e Rio de Janeiro.

O que fazer em Passa Quatro

Visita ao centro da cidade

Passa Quatro é uma cidade pequena e tranquila, com cerca de 15.000 habitantes. O centro pode ser visitado caminhando pelas suas ruas de paralelepípedos, observando seu casario antigo, visitando a igreja matriz, aproveitando as diversas praças e lojinhas de artesanato e de guloseimas mineiras como queijos, doces, geleias, cachaças etc.

CASARIO EM PASSA QUATRO MG

Igreja Matriz de Passa Quatro MG

Artesanato em Passa Quatro MG

Loja de artesanato em Passa Quatro MG

Passeio de Maria Fumaça

O passeio de Maria Fumaça sai da estação Passa Quatro, onde, em outros tempos, passava a linha ferroviária que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Hoje em dia, a Maria Fumaça e seus dois vagões tem apenas finalidade turística e sai da estação, no centro da cidade, fazendo duas paradas: a primeira na estação Manacá e a segunda na estação Coronel Fulgêncio. As duas são bem pequenas, mas a parada Coronel Fulgêncio fica próxima ao túnel que delimita a divisa dos dois Estados e que foi ponto estratégico durante a Revolução de 1932. Uma pequena caminhada pelos trilhos leva os turistas até a entrada do túnel para algumas fotos e explicações dadas pela guia.

O passeio de trem dura em média duas horas e custa R$ 60,00 por pessoa (julho/2018). Crianças com menos de 6 anos não pagam e não há descontos para estudantes e idosos. O passeio é acompanhado por guias e violeiro.

Horários: sábado às 10h e 14h30 e domingos às 10h.

Estaçao Ferroviária de Passa Quatro MG

Maria Fumaça - Passa Quatro MG

Tunel ferroviário - Passa Quatro MG

Cachoeira da Gomeira

A cachoeira da Gomeira fica numa propriedade particular, mas parece ser normal a entrada de turistas (digo ‘parece’ porque, apesar de obter instruções no hotel sobre como chegar, pedindo indicações nas proximidades algumas pessoas nem a conhecem. E dentro da propriedade não há ninguém para receber ou instruir os visitantes). No caminho até a propriedade não há placas de sinalização ou indicações. Eu não consegui encontrar logo na primeira tentativa mas deixo aqui algumas dicas e espero que ajudem. A propriedade fica a cerca de 7 quilômetros do centro.

Estando na MG-158, sentido São Paulo, entre à esquerda quando avistar o Bar do Nelsinho (e que ele fique lá por muito tempo rsrs). Siga sempre à direita. Continue adiante mesmo depois de notar que entrou em propriedade particular. Você vai passar por algumas casas, por um curral, continue seguindo à direita. Quando avistar uma porteira com placa onde se lê que é proibida a entrada de veículos, deixe o carro estacionado e siga a pé (a porteira tem passagem para pedestres). Vai passar novamente por uma casa e continuar adiante. A caminhada tem alguns trechos fáceis e em outros exige um pouco de disposição para as subidas. Ao todo dura cerca de 20 minutos.

Até a cachoeira você terá que atravessar dois pequenos riachos pisando em pedras (cuidado com as pedras soltas). Parece assustador, mas não é. Os riachos são rasos. Há duas cachoeiras. Chegando na primeira, se estiver animado, suba mais um pouco até a próxima, bem maior.

Cachoeira da Gomeira - Passa Quatro MG

Cachoeira da Gomeira - Passa Quatro MG

Para chegar até a propriedade:

MG 158 PASSA QUATRO MG       COMO CHEGAR NA CACHOEIRA DA GOMEIRA PASSA QUATRO MG

COMO CHEGAR NA CACHOEIRA DA GOMEIRA EM PASSA QUATRO MG       Como chegar na Cachoeira da Gomeira - Passa Quatro MG

Floresta Nacional de Passa Quatro

A Flona, como é conhecida, é uma área de 335 hectares de mata nativa mantida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A entrada é gratuita e a área é bem cuidada. Tem um lindo lago e playground. Dá pra seguir com o carro até o estacionamento próximo à cachoeira do Iporã. A partir daí são 10 minutos de caminhada e um pouco de subida.

Floresta Nacional de Passa Qyatro MG

CACHOEIRA DO IPORA - PASSA QUATRO MG

Serra Fina e Capim Amarelo

A travessia da Serra Fina costuma ser feita em quatro dias com pernoites em três picos da cadeia de montanhas: Pico do Capim Amarelo, Pedra da Mina e Pico dos três Estados. É uma travessia de nível difícil com muitas horas de duração e subidas íngremes. É necessário o acompanhamento de um guia ou de montanhistas experientes. Uma opção mais curta, mas nem por isso mais fácil, é fazer apenas o primeiro dia da trilha até o Pico do Capim Amarelo, retornando no dia seguinte após o pernoite. Para isso, esteja preparado para subir por cerca de 8 horas no primeiro dia e descer por cerca de 6 horas no dia seguinte. Pedi a indicação de um guia no hotel e me deram o contato do Guto, fone: (35) 99169-9878.

Capim Amarelo - Serra Fina - Passa Quatro MG

Outra opções

Turismo rural, Rio Verde e outras lindas cachoeiras em propriedades particulares são algumas das opções. É possível contratar passeios com veículos 4 x 4 que levam até elas. Não cheguei a fazer estes passeios, mas peguei indicação de um guia no hotel e deixo o contato aqui:  Eliana, fone: (35) 99738-6200.

Onde se hospedar

Há diversas opções de hospedagem, com diversas categorias e preços. Verifique todas as opções neste link do site Booking.com. Duas destas opções são:

Pousada Tia Ana

Está localizada no bairro Pinheirinhos, a quatro minutos do centro, de carro. O atendimento é extremamente gentil e dedicado. As acomodações são simples, limpas e o preço é bom. Um bom café da manhã está incluído.

Pousada Tia Ana - Passa Quatro MG

Pousada Tia Ana - Passa Quatro MG

Pousada Sao Rafael

A localização é excelente, no centro da cidade. O hotel é muito bom, a decoração é bonita, os quartos são bons e limpos, tem piscina e o café da manhã é muito caprichado.

Hotel Pousada Sao Rafael - Passa Quatro MG

Hotel Pousada Sao Rafael - Passa Quatro MG

Dê uma olhada também nas informações turísticas do site da Prefeitura da cidade.

Se tiver dúvidas, deixe sua mensagem nos comentários!

Excelente viagem!!

Anúncios

2 comentários sobre “O que fazer em Passa Quatro MG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s