A pé pelo centro histórico de Curitiba -Walking-tour gratuito

Muitas vezes quando andamos por uma cidade sabemos pouco sobre sua história e sobre as curiosidades do local. Às vezes nem percebemos detalhes que vão passando pelo nosso caminho. Por este motivo, caminhar acompanhado de um guia especializado é tão interessante. E em Curitiba isto é possível fazendo o Walking-tour gratuito oferecido pelo Instituto de Turismo.

O city tour a pé pelo centro histórico de Curitiba dura cerca de 02h30 e é realizado com  um guia/funcionário da Prefeitura que nos dá informações sobre os prédios históricos, sobre os detalhes da construção da cidade e sobre os pontos turísticos, sempre respondendo nossas perguntas com muita atenção e profissionalismo.

O tour é oferecido às sextas-feiras – 14h e às segundas-feiras – 09h. O ponto de encontro é na Praça Garibaldi, Largo do Rosário, em frente ao Instituto de Turismo de Curitiba.

Rota Walking-tour no centro de Curitiba

Na Praça Garibaldi os pontos de destaque são a Igreja do Rosário, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, a Sociedade Garibaldi, a Primeira Igreja Presbiteriana e o Palacete Wolf.

Da Praça Garibaldi seguimos para a Praça João Cândido e passamos pela Mesquita Imam Ali Ibn Talib, pelo Belvedere e pelas Ruínas de São Francisco.

Dali continuamos para a Rua Claudino dos Santos e Lago da Ordem onde aos domingos acontece a feirinha de artes e artesanato. Passamos pelo Memorial de Curitiba, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, Casa Romário Martins e outras construções do século XIX.

Seguimos então para a Travessa Nestor de Castro onde estão os lindos painéis do artista plástico curitibano Poty Lazarotto. As próximas paradas são na Praça Tiradentes, Catedral de Curitiba, Paço da Liberdade,  Rua das Flores e Universidade do Paraná onde a caminhada é encerrada.

Alguns fatos e fotos do trajeto:

PRAÇA GARIBALDI: Em seu entorno há edificações do século XIX, entre elas o Palacete Wolf, onde está instalado o Instituto de Turismo.

FONTE DA MEMÓRIA: De autoria do artista Ricardo Tod e construída em homenagem aos tropeiros. É popularmente conhecida como “O Cavalo Babão”.

Instituto de Turismo de Curitiba e Fonte da Memória

 

IGREJA DO ROSÁRIO: Construção em estilo barroco e fachada com azulejos originais.

Igreja do Rosário

 

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE (em restauração): Foi o primeiro templo da Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba. Tem papel de destaque atuando nas áreas social e educacional.

Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba

 

SOCIEDADE GARIBALDI ou Societá Giuseppe Garibaldi: Foi construída para ser um ponto de confraternização e apoio aos imigrantes italianos.

Sociedade Garibaldi e Relógio das Flores - Curitiba

 

BELVEDERE: Construído em 1915 em estilo art nouveau. Foi parcialmente destruído por um incêndio e atualmente está em restauração.

RUÍNAS DE SÃO FRANCISCO: Remanescentes da construção inacabada da Igreja São Francisco de Paula, do século XIX.

PAINÉIS DE POTY LAZZAROTTO: Artista curitibano autor dos painéis em azulejos que representam a história de Curitiba. Este da foto retrata a carroça de verduras e colonas italianas e polonesas, as araucárias e a Igreja da Ordem.

Painel de Poty Lazzarotto - Curitiba

 

IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS: conhecida como Igreja da Ordem, foi construída pelos portugueses em 1737, restaurada em 1880 e 1978. É a igreja mais antiga de Curitiba e anexo a ela está o Museu de Arte Sacra.

Igreja da Ordem - Curitiba

 

PRAÇA TIRADENTES: Área das primeiras construções de Curitiba. Importante área comercial e ponto inicial da Linha Turismo. Nela estão a Catedral e o Marco Zero.

CATEDRAL BASÍLICA MENOR DE NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS: Foi construída em estilo neogótico, inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. Possui pinturas dos artistas italianos Carlos Garbaccio e Anacleto Garbaccio.

Catedral de Curitiba PR

 

PAÇO DA LIBERDADE: Edifício finalizado em 1916 para ser a sede da Prefeitura de Curitiba. Com a mudança da Prefeitura para outra localidade, o edifício teve outras utilizações como o Projeto Rondon, Museu Paranaense e mais tarde foi restaurado e ocupado pelo SESC se tornando um Centro Cultural.

Paço da Liberdade - Curitiba

 

RUA DAS FLORES:  Av. Luis Xavier e parte da Rua XV de Novembro transformadas em calçadão para pedestres.

Rua das Flores - Curitiba

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ: A mais antiga universidade brasileira e referência no ensino superior.

Universidade do Paraná - Curitiba

 

O passeio a pé pelo centro histórico de Curitiba termina aqui. Aproveite-o para conhecer melhor a história da cidade e também para se localizar no centro e retornar em outro momento para uma visita mais longa aos lugares que interessarem mais.

 

É bom lembrar:

Ponto de encontro: Instituto de Turismo de Curitiba, Praça Garibaldi.

Horários: Sextas-feiras às 14h e Segundas-feiras às 09h.

Preço: Gratuito

 

Boa caminhada!

 

 

VEJA TAMBÉM:

Como é o passeio de ônibus turístico pela cidade de Curitiba – Linha Turismo

 

Publicado em Novembro/2018.

Nosso walking-tour foi feito durante o Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – ERBBV 2018 em parceria com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e Curitiba Convention & Visitors Bureau. O evento teve o patrocínio da Booking.com, EasySim4u, Seguros Promo, TripAdvisor, ViajaNet e apoio da Serra Verde Express, Belvitur e CurtaCuritiba.

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “A pé pelo centro histórico de Curitiba -Walking-tour gratuito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s