Publicado em Nov/2018
Curitiba é uma cidade linda e com muitos atrativos para os turistas. Só para se ter uma ideia, são cerca de 30 bosques e parques, 369 praças, memoriais homenageando as diversas etnias que compõem a população curitibana, museus, teatros e muitas outras atrações.
Nada melhor do que ver muitas destas belezas fazendo o passeio de ônibus turístico pela cidade de Curitiba. Além do mais, fazer um city tour logo que chegamos a um destino que ainda não conhecemos nos permite dar uma olhada geral e selecionar lugares aos quais desejamos dar mais atenção e retornar em outro momento.
O ônibus da Linha Turismo percorre 46 km e possui 25 paradas. A duração do percurso, sem descer nos lugares, é de cerca de 2h30. O passeio é feito em ônibus de dois andares com a parte de cima descoberta, no estilo hop on-hop off, ou seja, podemos descer em 4 paradas, ficar o tempo desejado na localidade e tomar o próximo ônibus mais tarde.
Ao embarcar, compramos uma cartela com 5 tíquetes com direito ao primeiro embarque e mais 4 reembarques.
O primeiro ônibus sai às 09h00 da Praça Tiradentes, no centro da cidade e o último horário de saída é às 17h30. Os veículos seguintes saem a cada 30 minutos. A entrada no ônibus, inclusive a primeira, pode ser feita em qualquer das 25 paradas.


E quais são as paradas?
- Praça Tiradentes
- Rua das Flores
- Rua 24 Horas
- Museu Ferroviário
- Teatro Paiol
- Jardim Botânico
- Estação Rodoferroviária/Mercado Municipal
- Teatro Guaíra/Universidade Federal do Paraná
- Paço da Liberdade
- Passeio Público/Memorial Árabe
- Centro Cívico
- Museu Oscar Niemeyer
- Bosque do Papa/Memorial Polonês
- Bosque do Alemão
- Universidade Livre do Meio Ambiente
- Parque São Lourenço
- Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski
- Parque Tanguá
- Parque Tingui
- Memorial Ucraniano
- Portal Italiano
- Santa Felicidade
- Parque Barigui
- Torre Panorâmica
- Setor Histórico



Boas sugestões para utilizar os 4 reembarques são: o Jardim Botânico, o Mercado Municipal, o Museu Oscar Niemeyer, a Ópera de Arame e o Parque Tanguá.
O centro histórico pode ser feito todo a pé, em outro momento, num walking-tour gratuito oferecido pelo Instituto Municipal de Turismo.
É bom saber:
Horários: De terça a domingo, das 09h às 17h30 com saídas subsequentes a cada 30 minutos.
Preço (nov/2018): R$ 45,00 – com direito ao primeiro embarque e mais 4 reembarques.
As informações sobre os lugares pelos quais o ônibus vai passando são dadas por um audioguia em português/espanhol/inglês.
Nosso passeio com a Linha Turismo foi feito durante o Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – ERBBV 2018 em parceria com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e Curitiba Convention & Visitors Bureau. O evento teve o patrocínio da Booking.com, EasySim4u, Seguros Promo, TripAdvisor, ViajaNet e apoio da Serra Verde Express, Belvitur e CurtaCuritiba.
Para saber mais sobre como foi o ERBBV 2018 veja o relato Curitiba ERBBV – Encontro de Blogueiros de Viagem do blog Uma Senhora Viagem.
Bom passeio!
Para sua hospedagem, veja:
Duas dicas de hotéis econômicos no centro de Curitiba
Para outros passeios:
De Curitiba a Morretes – Estrada da Graciosa + viagem de trem
Visita guiada ao Estádio do Atlético Paranaense – Arena da Baixada – Curitiba
A pé pelo centro histórico de Curitiba -Walking-tour gratuito
O que fazer em Curitiba: 14 atrações – ou mais
Eu já tinha gostado muito de Curitiba da primeira vez que fui, mas esse encontro nos proporcionou algumas novas experiências extraordinárias. Adorei o post e adorei te conhecer também. Muito sucesso pra vc! Beijo grande.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Nange! Que delícia receber seu comentário! Eu nunca tinha feito passeios em Curitiba antes e também adorei. A cidade é linda e o encontro foi muito enriquecedor. Muito sucesso pra vocês também. Beijos.
CurtirCurtir
Os parques de Curitiba são enoooormes e lindos! Vale a pena conhecer todos. Mas não sabia que tem mais de 40! Adoro lá, espero que tenha ido na feirinha do Largo. ^.~ Beijins
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fui na feirinha sim. Adoooro feirinhas. É bem grande, várias ruas… Também gostaria de ver os eventos de Natal, mas ainda não tinham começado. Começam agora no final de novembro. Bjs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Volta em dezembro, ué? rsss É perto e agora a Rodovia Régis está boa (apesar do perigo). A “feirinha” é ótima, não? Beijns
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tô com vontade de voltar sim. Fui de ônibus e foi muito prático e confortável. Vamos ver… Bjs.
CurtirCurtir
Ótimo post, Edileia. Queria ter tido tempo para pegar o onibus e saltar em outros pontos. Não conhecia Curitiba e fiquei bastante surpresa positivamente com a cidade. Beijocas
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Lilian. Eu também adorei a cidade. Também queria ter tido mais tempo pra fazer outras coisas. Vamos ter que voltar né?! Beijos.
CurtirCurtir