Theatro Municipal de São Paulo

Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo

Para quem gosta de “turistar”, o centro histórico de São Paulo é um passeio interessantíssimo e a visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo é uma maravilhosa surpresa. Muito embora o centro da cidade ainda gere desconfiança e receio em muitas pessoas, principalmente paulistas, podemos ver algumas mudanças na região, como mais policiamento e programas que visam a revitalização e se preocupam em torná-lo mais turístico, resgatando sua história. É claro que ainda encontramos diversas situações que poderiam ser melhoradas mas… tenhamos fé nas mudanças e cuidado nas andanças!!!

Hoje em dia, além da excelente programação que o Theatro Municipal oferece  (apresentações de balé, óperas, saraus, peças de teatro) com preços populares e algumas inclusive gratuitas, há também as visitas guiadas, ou visitas educativas, que acontecem de quarta a sexta-feira às 11h, 13h, 15h e 17h e aos sábados às 14h e 15h. Basta chegar com um pouco de antecedência e passar na bilheteria para deixar seu nome na lista.  Há um limite de 50 pessoas por visita e ela é muito  bem organizada, apresentada por excelentes guias.

Com duração de cerca de 1h30, a visita apresenta o saguão de entrada, a escadaria, os painéis decorativos (e itens como tapeçaria, lustres, vitrais etc), a sala de espetáculos, o salão de baile; sempre acompanhados de explicações dos guias, com comentários e curiosidades.

Theatro Municipal de São Paulo
Saguão de entrada
Theatro Municipal de São Paulo
Painéis decorativos
Theatro Municipal de São Paulo
Salão de baile

No final da visita, o guia se coloca à disposição para acompanhar aqueles que desejarem em uma caminhada até a Praça das Artes, atravessando a Praça Ramos de Azevedo e o Vale do Anhangabaú.

No entorno do teatro, além da Praça Ramos de Azevedo e da Praça das Artes está também o Shopping Light e, em ruas próximas, outros pontos importantes da história paulista como o Mercado Municipal, a Catedral da Sé, o Farol Santander, Páteo do Colégio e outros.

Praça Ramos de Azevedo e Shopping Light - São Paulo
Praça Ramos de Azevedo e Shopping Light ao fundo

Um pouco da história do teatro

Foi naugurado em 1911, projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo e construído para ser o local de encontro da elite cafeeira, tendo sido inspirado na Ópera de Paris, com detalhes renascentistas e barrocos em sua fachada. Permaneceu em seus anos iniciais tendo em sua plateia apenas barões do café, políticos e pessoas influentes na sociedade da época.

Em 1922 foi palco da Semana de 22 que apresentou o movimento modernista brasileiro com a participação de representantes da literatura, pintura, poesia, música e escultura como Anita Malfatti, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Mario e Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos entre outros artistas.

Passou por três reformas, sendo a terceira na comemoração do centenário do teatro. Logo após a última reforma, em 2013 foi inaugurada a Praça das Artes que abriga os grupos artísticos do teatro e as escolas municipais de música e dança.

Como chegar

O endereço é Praça Ramos de Azevedo, s/n.

O centro de São Paulo é servido por muitas linhas de ônibus vindo de diversas partes da cidade e a estação de metrô mais próxima é a estação Anhangabaú, linha vermelha.

Mais informações

Para confirmar horários e programações, acesse o site do teatro neste  link.

 

O que visitar nas proximidades

Mosteiro de São Bento

Passeio de ônibus turístico saindo da Praça da República

Estação da Luz

Pinacoteca de São Paulo

Bairro da Liberdade

Museu Catavento Cultural e Educacional

 

Excelente passeio!!!

 

 

Anúncios

9 comentários sobre “Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s