Publicado em junho/2017
As praias de Camburi e Camburizinho ficam em São Sebastião, a cerca de 168 km de São Paulo, e são acessadas no km 168 da Rodovia Manuel Hipólito do Rego, SP-55 (Rio-Santos). As duas são bem próximas e se dividem apenas pelo estreito Rio Camburi que deságua entre elas.
Não espere encontrar um calçadão, ciclovias, quiosques etc. O charme aqui é justamente a rusticidade, o centrinho pequeno, as ruas de terra, o verde da Mata Atlântica, a tranquilidade. E o bom é que, apesar de rústicas, as duas praias são muito bem providas de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, cafés, lojinhas e o principal, muita beleza.


Na praia você vai encontrar posto de guarda-vidas, aulas de surf, aluguel de stand-up paddle, contratação de passeios de barcos, vendedores ambulantes etc.
Alguns hotéis e pousadas já deixam cadeiras e guarda-sóis para os hóspedes na areia. E os carrinhos de lanches e bebidas estacionados por ali costumam fornecer esses itens para os seus consumidores.
SOBRE A HOSPEDAGEM:
São muitas opções, tanto de tipos como de preços. Vou citar aqui os dois hotéis em que já nos hospedamos, sendo que os dois estão disponíveis para reserva no Booking.com:
- CAMBURI BEACH PRAIA: Fica bem próximo à viela de acesso à praia. Basta atravessar a rua e caminhar alguns metros. Piscina externa, restaurante, café da manhã, estacionamento, cadeiras, guarda-sol e serviço na praia.
- BEACH HOTEL CAMBURY: Tem acesso direto à praia e conta com restaurante, café da manhã, piscina externa, piscina coberta aquecida, sauna, sala de jogos, playground, estacionamento, cadeiras, guarda-sol e serviço na praia.
Algumas fotos do centrinho:
ALÉM DA PRAIA
Se tiver um pouco mais de tempo, há a opção de fazer uma trilha pelo Sertão de Cambury e chegar a quatro quedas d’água muito bonitas, com duas delas formando piscinas naturais.
Mas preciso avisar, não vá muito otimista quanto à facilidade de acesso, sinalização e conservação (que pena ter que dizer isso!!). Do centro de Camburi são cerca de 2 km pela rodovia até chegar a essa placa:
Da placa até o início da trilha são mais 4 km pela ruazinha de terra, sem sinalização (algumas setas pregadas nos postes). Tivemos que parar algumas vezes para pedir informação. Quando chegar nesse ponto, já dá para estacionar o carro e começar a caminhar:
Cerca de 1h30 para a subida (depende muito do tempo de parada em cada cachoeira) e 40 minutos para o retorno. Não quero desanimar ninguém (até porque gostei muito!!), mas, a dificuldade da trilha está em ter trechos com degraus bem altos, lugares com passagem estreita e até troncos caídos que temos que pular ou passar por baixo (hehe, depois não diga que eu não avisei!!).
Mas, apesar de tudo, vale a pena, veja se você concorda:
Bonitas, não?!?
Ah, e se preferir visitar as praias próximas, algumas delas são: Boiçucanga, Praia Brava, Praia da Baleia, Juquehy.
Espero que tenha gostado! Me conte se você já foi, o que achou, e deixe seus comentários, sugestões e/ou dúvidas!
Aproveite!! Boa viagem!!
Veja também:
Jipe para a praia de Castelhanos – Ilhabela SP
Adoro as praias do norte de SP, são muito lindas , com águas cristalinas. A natureza foi generosa nesta região , a Mata Atlântica ainda existe, resiste e persiste… rs. Não conhecia esta trilha e o sertão. Valeu a pena mesmo, lugar lindo! Bom saber e divulgar! Beijins
CurtirCurtido por 1 pessoa
A trilha precisa de mais cuidado, mas, quem sabe um dia teremos tudo bem cuidado, bem sinalizado, seguro… Temos muito a mostrar. Bjs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É uma pena que em toda a parte vemos situações semelhantes… Sim o importante é divulgar : para quem curte e para que poderia cuidar melhor … beijins
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei as dicas! Bjos🌻
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! Vamos colocar esses meninos para caminhar um pouco né? hahaha … Bjs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa!😀👍😘
CurtirCurtido por 1 pessoa