Trem Morretes-Curitiba PR

De Curitiba a Morretes – Estrada da Graciosa + viagem de trem

Entre muitos passeios lindos para se fazer em Curitiba está o passeio até Morretes, região litorânea do Estado, a apenas 70 km da capital. Com certeza um bate-volta de Curitiba a Morretes juntando trajeto pela Estrada da Graciosa + viagem de trem da Serra Verde Express vai garantir horas muito especiais ao seu roteiro.

O trajeto pela Estrada da Graciosa

A histórica Estrada da Graciosa, primeira estrada pavimentada do Paraná, foi inaugurada em 1873 para fazer a ligação da capital com o litoral paranaense e ainda tem alguns trechos preservados, com a pavimentação original.

Considerada uma das principais rotas turísticas do Estado, propicia o contato com a natureza através da observação da flora da Serra do Mar e das paradas em seus mirantes com facilidades como área para churrascos, sanitários etc.

A visibilidade do mirante depende muito da situação do tempo no dia da viagem.

 

Neblina na Serra da Graciosa PR
Muita neblina neste dia.

 

Sobre a ferrovia e a viagem de trem

A pedra fundamental para a construção da ferrovia Curitiba-Paranaguá foi lançada por D. Pedro II e sua inauguração contou com a presença da Princesa Isabel. Os principais idealizadores da sua construção foram os irmãos André e Antonio Rebouças.

Ela foi concluída em 1885 e é considerada uma obra prima da engenharia brasileira. O traçado original tinha 110,9km de extensão e o trecho todo possui 41 pontes, com destaque para a Ponte São João, com 113 metros e o vão livre de 70 metros. Outro destaque é o Viaduto Carvalho, projetado pelo arquiteto português Joaquim Condessa, com 84 metros de extensão e 5 pilares de alvenaria encrustados na rocha.

Durante o trajeto podemos observar outras estações do ramal, o Santuário Nossa Senhora do Cadeado, o maciço Marumbi, o Reservatório do Marumbi, a cascata Véu de Noiva e toda a exuberância da Mata Atlântica em sua maior faixa preservada do país.

Hoje em dia a ferrovia é utilizada apenas para o passeio turístico e para o transporte de cargas. O trem turístico é operado pela empresa Serra Verde Express que oferece vários tipos de pacotes, com várias categorias de vagões e preços.

Estação ferroviária Morretes PR
Na estação de Morretes
Ponte São João - trem de Morretes a Curitiba
Ponte São João
Maciço do Marumbi e Ponte São João
Pico do Marumbi e Ponte São João – foto de Adonai A. Arruda Filho pertencente à coleção de postais ‘Natureza sobre Trilhos’ – souvenir oficial vendido durante o passeio de trem.

 

O que fazer em Morretes

Morretes fica à beira do Rio Nhundiaquara e é uma pacata cidade histórica. Para quem vai apenas passar o dia por lá, o passeio está em caminhar pela cidade observando o casario colonial preservado, a tranquilidade do rio Nhundiaquara, a feira e as lojas de artesanato, a Igreja São Benedito e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto, degustar a cachaça da cachaçaria Porto Morretes, ouvir música na praça e, certamente, provar o prato típico local, o barreado.

A 800 metros do centro de Morretes, na Rua Marcondes Lobo, 70, está localizado o Paraná Encantado Hisgeopar, uma instalação que mostra de maneira lúdica e interessante um pouco da história e geografia do Paraná, desde a colonização do Estado até os tempos atuais, através de maquetes e réplicas de regiões, acidentes naturais, habitantes, animais etc. A visita é acompanhada e explicada por um guia. Se estiver indo  num passeio contratado, talvez o preço da visita já esteja incluído no valor pago. Para quem estiver indo por conta própria, a entrada custa R$ 20,00 por pessoa (nov/2018).

E para quem for ficar mais tempo na região, há vários passeios ecoturísticos como rafting e boiacross pelo rio Nhundiaquara, trekkings e cachoeiras pela Serra, além das praias da Ilha do Mel.

Morretes PR

Morretes PR

 

O que é e onde provar o barreado, prato típico da região:

Explicando de forma simplificada, o barreado é um cozido bem temperado de carne bovina que fica bem macia e desfiada após ficar muitas horas em preparação. Misturando a carne e seu caldo bem quente à farinha de mandioca faz-se um pirão que geralmente é acompanhado de rodelas de banana.

No Restaurante Madalozo você paga um preço fixo pelo rodízio de barreado e frutos do mar que inclui também salada verde, maionese, croquete, banana à milanesa e outros acompanhamentos. Tudo à vontade, podendo pedir mais do que preferir a qualquer momento. Outros pratos à la carte também estão disponíveis no cardápio.

Endereço: Rua Almirante Frederico de Oliveira, 16. Fone: 41 3462-1410

Restaurante Madalozo em Morretes PR
Restaurante Madalozo – à beira do rio Nhundiaquara

 

Barreado no Restaurante Madalozo - Morretes PR
Barreado no Restaurante Madalozo – Foto de Lilian Azevedo do blog Uma Senhora Viagem

 

 

É bom saber

  • É possível comprar com a Serra Verde Express apenas o trecho de trem, mas a empresa também tem outros tipos de pacotes inclusive com um dos trechos pela Estrada da Graciosa.
  • Só como exemplo, em novembro/2018 um trecho na classe econômica custava R$ 64,00.
  • Para mais informações, acesse o site da Serra Verde Express ou vá até a loja da empresa na rodoferroviária de Curitiba.
  • Se estiver indo de trem de Curitiba para Morretes, terá visão melhor se escolher um assento no lado esquerdo do trem.
  • Se estiver voltando de trem de Morretes para Curitiba, terá visão melhor se escolher um assento no lado direito do trem.
  • Apesar de já estar na região litorânea, Morretes não fica na praia.

 

Excelente passeio!

 

 

Referências:

  • Kuckskowsky, Ana Carolina, A Fantástica  viagem de trem pela Serra do Mar paranaense: ferrovia Paranaguá-Curitiba desde 1885. Kairós Edições, 2017.
  • Guias da Serra Verde Express.

 

Nosso passeio com a Linha Turismo foi feito durante o Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – ERBBV 2018 em parceria com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e Curitiba Convention & Visitors Bureau. O evento teve o patrocínio da Booking.com, EasySim4u, Seguros Promo, TripAdvisor, ViajaNet e apoio da Serra Verde Express, Belvitur e CurtaCuritiba.

Anúncios

5 comentários sobre “De Curitiba a Morretes – Estrada da Graciosa + viagem de trem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s