Museu de Arte Sacra de São Paulo

Museu de Arte Sacra de São Paulo – Mosteiro da Luz

O Museu de Arte Sacra de São Paulo foi fundado em 1970 e é um dos maiores do gênero no Brasil com seu acervo formado por mobiliário, altares, pinturas, prataria, ourivesaria, vestimentas, lampadários, esculturas e outras peças do século XVII e XVIII.

Dentre os itens expostos estão obras de Aleijadinho, Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Manuel da Costa Athayde, Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Benedito Calixto, Anita Malfatti, além de diversos itens trazidos de capelas e igrejas do interior brasileiro e do exterior.

Está instalado no Mosteiro da Luz, que já é, por si só, uma atração imperdível. A lindíssima construção histórica, datada do século XVIII e muito bem conservada, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephat).

Mosteiro da Luz SP

Além das exposições permanentes e temporárias, o Museu de Arte Sacra promove cursos, palestras, encontros, apresentações musicais e outras atividades com datas programadas que podem ser verificadas no site.

Na estação metrô Tiradentes, ao lado do Mosteiro da Luz, são mantidas exposições em um anexo do museu, a Sala Metrô Tiradentes.

O Mosteiro fica próximo à Estação da Luz e Pinacoteca de São Paulo. Para visitar todas estas atrações no mesmo dia, basta  uma pequena caminhada e a travessia da Av. Tiradentes.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Sobre o Mosteiro da Luz e Frei Galvão

O Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição da Luz, o Mosteiro da Luz, é um monumento arquitetônico colonial construído em taipa de pilão a partir de 1774. Foi fundado por Santo Antonio de Sant’Anna Galvão, Frei Galvão, quando da instituição do Recolhimento Nossa Senhora da Luz.

Hoje em dia o complexo do Mosteiro inclui a Capela, o Recolhimento das Irmãs Concepcionistas, a Biblioteca José Mindlim, o Museu de Arte Sacra, Presépio Napolitano, jardins, estacionamento, loja e o Memorial Frei Galvão.

Sobre Frei Galvão, após ter dedicado sua vida à religião e ter tido diversos milagres atribuídos a ele, foi canonizado em 2007 pelo Papa Bento XVI tendo sido o primeiro santo nascido no Brasil.

Curas foram atribuídas às pílulas que ele confeccionava e distribuía a pessoas enfermas. Eram orações escritas em pequenos pedaços de papel dobrados até ficarem bem pequenos. A tradição é mantida pelas Irmãs Concepcionistas que as confeccionam e as disponibilizam aos interessados. As pílulas devem ser tomadas juntamente com a reza de uma novena em atribuição à graça pretendida.

Painel de azulejos no Memorial Frei Galvão - Mosteiro da Luz SP

 

É bom saber

Horários:

Museu de Arte Sacra: terça a domingo, das 09h às 17h

Presépio Napolitano: terça a domingo, das 10h às 11h e das 14h às 15h

Biblioteca: agendamento necessário através do email biblioteca@museuartesacra.org.br

Missas: segunda a sexta às 07h, sábados às 8h e 16h, domingos às 8h, 10h30 e 16h.

Preços: 

R$ 6,00 por pessoa, meia entrada para estudantes. Isenção para idosos acima de 60 anos, crianças até 7 anos e professores da rede pública de ensino. Gratuito para todos aos sábados.

Endereço:

Av. Tiradentes, 676, Luz

Como chegar:

Estação Metrô Tiradentes fica bem ao lado. A Estação da Luz fica a uma caminhada de 10 minutos.

Para quem vai de carro, o estacionamento é gratuito e fica na Rua Jorge Miranda, 43. (sujeito a lotação)

Telefone:

11 3326-3336

Site:

www.museuartesacra.org.br

Outras informações:

A ala de recolhimento do Mosteiro não é aberta para visitação.

A visitação à capela, ao jardim e ao memorial Frei Galvão são gratuitos.

O bilhete de visita ao Museu de Arte Sacra também inclui a visita ao Presépio Napolitano.

O bilhete do ônibus Circular Turismo de São Paulo inclui entrada grátis ao Museu de Arte Sacra e mais 7 museus de São Paulo.

 

Referências:

www.museuartesacra.org.br

www.historiadasartes.com

 

Boas visitas!

Deixe suas dúvidas, sugestões e/ou opiniões nos comentários abaixo!

 

Publicado em fev/2019

Anúncios

Um comentário sobre “Museu de Arte Sacra de São Paulo – Mosteiro da Luz

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.