FESTA DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP

Festa das Cerejeiras – Parque do Carmo – São Paulo

Publicado em ago/2017

Num dos maiores bosques de cerejeiras fora do Japão, localizado dentro do Parque do Carmo ou Parque Olavo Egydio Setúbal, na zona leste de São Paulo, a florada das cerejeiras-de-okinawa acontece geralmente no início do mês de agosto (a data exata varia a cada ano) e o espetáculo pode ser observado durante cerca de quinze dias. A Festa das Cerejeiras acontece anualmente para celebrar o evento, tem duração de três dias (de sexta a domingo) e oferece aos visitantes apresentações de música e dança, barracas de comidas típicas japonesas e a possibilidade de praticar o Hanami, arte de contemplar a beleza das flores.

As flores são chamadas Sakura e suas pétalas são de um rosa lindo e delicado.

 

FESTA DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP

BOSQUE DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP

 

FESTA DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP

FESTA DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP

No Japão, a florada das cerejeiras acontece no início da primavera, entre março e abril, e simboliza boa sorte, amor, beleza, renovação e esperança. Esteiras são estendidas sob as árvores para observar as flores que caem delicadamente com o vento. Dizem que a sorte será ainda maior se alguma delas cair na sua xícara de chá.

FESTA DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP

As barracas de comidas típicas oferecem yakisoba, tempura, temaki, guioza, shimeji, sushis, hot-rolls, doces japoneses e muito mais; há também barracas de comidinhas em geral como pastel, tapioca, brigadeiro, picolés, espetinhos etc).

FESTA DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP   FESTA DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP

FESTA DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP   FESTA DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP

FESTA DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP   FESTA DAS CEREJEIRAS PARQUE DO CARMO SP

 

Algumas considerações sobre a minha visita:

  1. Ih… Estava chovendo… Minha esteira voltou do mesmo jeito que chegou, intacta. Fiquei triste por não conseguir fazer o hanami, hahaha, não dava nem pra sentar embaixo das árvores….
  2. Na minha imaginação, o bosque seria muito maior do que me pareceu, com árvores mais altas…
  3. Eu moro beeeemm longe do Parque do Carmo e a ida foi uma viagem. Não me arrisquei a ir de carro já que o trânsito no entorno fica muito complicado. Fui de ônibus-trem-metrô-ônibus. Ah, por falar nisso, nos dias da festa tem uma linha especial de ônibus saindo da estação do metrô Corinthians-Itaquera com destino ao Parque (R$ 3,80).

Meu conselho é (quem foi que pediu mesmo?!?!?!?):

  • Se você tem muita vontade de conhecer a festa: Vai! Tem que ir! Você vai gostar!
  • Se você mora perto do Parque do Carmo: Vai! Tem que ir! Você não vai deixar de participar de uma festa tão importante!
  • Se você faz parte de um grupo que vai ter participação na festa: Vai! Tem que ir! Não há dúvidas!
  • Se você tem interesse na cultura japonesa Vai! Tem que ir! Você precisa conhecer e prestigiar!
  • Agora, se você só está um pouquinho curioso, não tem tanta vontade assim, mora longe, está chovendo, tem preguiça de estar no meio de muita gente, não gosta de pegar fila, não gosta de pegar trânsito, ah, então pense mais um pouquinho… e:  Vai mesmo assim, para ter sua própria opinião!!

 

Até a próxima florada!!

Você já esteve na festa? Tem uma opinião diferente? Deixe seus comentários e impressões!!

Para saber quais linhas de ônibus chegam ao Parque do Carmo durante o festival, acesse o post de Eduardo Silva no site Mobilidade Sampa  neste link.

 

Veja também, aqui no Qualquer Viagem, o post sobre o Parque do Carmo – Parque Olavo Egydio Setúbal – SP

14 comentários sobre “Festa das Cerejeiras – Parque do Carmo – São Paulo

  1. TEM QUE IR MEEEEESSSMOOO! rsss É um presente da natureza. Todos os anos mostram esta festa, mas nunca fui por causa da distância e localização… Mas fui váááárias vezes na festa em Campos do Jordão, que é igualmente lindo! Também fui no Japão, que é ULTRA lindo! Imperdível. Uma pena que estava chovendo né? Beijo grande!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário