Pico dos Marins

Pico dos Marins – um iniciante consegue subir?

Publicado em abril/2018

O Pico dos Marins fica na Serra da Mantiqueira, a 2.420m de altitude e pode-se iniciar a  trilha na cidade de Piquete, no estado de São Paulo, próxima à divisa com Minas Gerais.

A melhor forma de chegar até o início da trilha, em Piquete, é indo de carro e estacionando no acampamento base Marins, uma propriedade com restaurante, alojamento, banheiro, chuveiro e local para acampar (cada item com sua taxa específica e instalações bem simples).

A trilha do Pico dos Marins não é uma trilha que se possa fazer sem um guia ou sem uma companhia que conheça a região, portanto, não se arrisque. Segurança em primeiro lugar!

Trilha Pico dos Marins

 

Bate-volta ou pernoite?

Há duas opções para a subida: subir bem cedo e retornar no mesmo dia, com a vantagem de que a subida sem carregar peso fica muito mais fácil; ou subir no primeiro dia, acampar no pico, assistir ao pôr do sol e ao amanhecer do dia seguinte.

Nos dois casos, é muito importante que se inicie a caminhada o quanto mais cedo possível, para subir com calma, parando para descansar quantas vezes for necessário e, se for pernoite, chegar no pico antes do anoitecer.

 

Um iniciante consegue subir?

Consegue sim, mas algumas considerações devem ser feitas. O meu testemunho como iniciante e sem condicionamento físico apropriado é que eu não consegui subir até o pico, mas cheguei perto. Calma, não é impossível chegar lá!

O nosso grupo era de dez pessoas e sete subiram até o topo, mas estes já haviam feito outras trilhas antes. Eu consegui fazer a maior parte do trajeto: foram 05h30 de caminhada.

Mas é uma caminhada forte, com partes bem íngremes e até escaladas em pedras, pisando em fendas e gretas, segurando nos vãos das pedras (nada que precise de equipamentos especiais, mas mesmo assim, muito puxada). O corpo fica dolorido por uns três dias.

Não é impossível, mas é realmente difícil.

 

Subindo para o Pico dos Marins

Trilha Pico dos Marins

Como já disse, eu caminhei por 5h30 até parar a 2.250m de altitude. Os que conseguiram chegar ao topo levaram entre 6 e 7 horas para subir.

Para a descida no dia seguinte, demoramos 4 horas. É mais rápida, mas também exige bastante.

Por isso, na minha opinião, quem ainda não está muito acostumado ao mundo das trilhas, deve fazer inicialmente apenas o bate-volta. Comece a caminhada logo cedo e suba com menos peso, levando apenas seu lanche, sua água, seu protetor solar. Desta maneira poderá completar o percurso e apreciar a linda vista do vale, os tons de verde intensos, a cama de nuvens e toda a beleza da natureza na região.

Trilha Pico dos Marins

Trilha Pico dos Marins

 

E se for fazer o pernoite?

  • Tente levar somente o essencial para não carregar peso em excesso.
  • O que é essencial? Barraca, saco de dormir, isolante térmico, agasalho, alimentos, água, protetor solar, boné, lanterna, papel higiênico, pazinha para enterrar suas necessidades fisiológicas, sacos plásticos para guardar seus lixos. Lembre-se que você traz seu lixo de volta, não se deixa nada na montanha!
  • A quantidade de água mineral recomendada é em média 5 litros por pessoa, considerando a quantidade para beber, escovar os dentes, lavar o rosto e as mãos, preparar algum alimento, mas só você sabe a quantidade de água que bebe (pense sobre a recomendação e equilibre com a sua necessidade, para não carregar peso em excesso).
  • Na minha opinião não há necessidade de levar fogareiro e preparar comida lá no topo só por uma noite. Dá pra levar alguma coisa pronta, mas, mais uma vez, só você sabe suas preferências e necessidades (só estou preocupada com o peso da mochila!).
  • Antes de subir, deixe reservado seu almoço para o dia seguinte. O restaurante cobra R$ 30,00 pelo almoço com comida caseira em sistema self-service.
  • Um banho é maravilhoso na volta. A taxa para o banho é de R$ 10,00 num banheiro bem simples, mas o que importa mesmo é sentir a água escorrendo pelo corpo depois de todo esforço.
Pico do Marins
O pernoite antes do pico

Trilha Pico dos Marins

placapicomarins

 

A paisagem é maravilhosa e compensa todo o esforço do percurso.

Um site muito legal e detalhado sobre o Pico do Marins é o marinzeiro.com. Não deixe de dar uma olhada para ter a opinião de quem conhece bem a trilha.

Boas vibrações!!

Boa caminhada!!

 

Veja também:

Trilha inca para Machu Picchu

Anúncios

7 comentários sobre “Pico dos Marins – um iniciante consegue subir?

Deixe uma resposta