Basílica de Nossa Senhora da Assunção no Mosteiro de São Bento SP

Mosteiro de São Bento – centro histórico de São Paulo

Para quem vai visitar o centro histórico de São Paulo, um dos pontos interessantes da região, e que deve ser incluído no roteiro, é o Mosteiro de São Bento. Com mais de 400 anos de história, a construção inclui a Basílica Nossa Senhora de Assunção, o Colégio de São Bento, a Faculdade de São Bento e as instalações do Mosteiro em si, onde vivem os monges seguindo a tradição monástica de oração e trabalho.

Basílica de Nossa Senhora da Assunção - Mosteiro de São Bento SP

A parte aberta diariamente ao público é a Basílica de Nossa Senhora de Assunção, que teve sua primeira construção no início de 1600 e seu projeto atual iniciado em 1910. O projeto atual foi efetuado pelo arquiteto alemão Richard Berndl seguindo a escola artística de Beuron, fundada na Alemanha pelos monges beneditinos. A maior parte da decoração interna foi feita pelo beneditino Dom Alberto Gressnigt.

Basílica de Nossa Senhora da Assunção no Mosteiro de São Bento SP

O interior da igreja é decorado com vitrais coloridos, murais, esculturas, bronze, carvalho, mármore, e também com obras de Frei Agostinho de Jesus, monge beneditino. O órgão principal com mais de 6.000 tubos foi inaugurado em 1954 na comemoração de 400 anos da cidade de São Paulo e é utilizado hoje em dia nas missas e celebrações especiais. O órgão mais recente, de 1996, é utilizado em celebrações menores.

Órgão da Basílica de Nossa Senhora da Assunção no Mosteiro de São Bento SP
Órgão principal

A missa mais disputada por fiéis e turistas (é bom chegar cedo) acontece todo domingo às 10h e é celebrada com cantos gregorianos, acompanhada pelo órgão.

Ao lado da Basílica, com acesso por ela, fica a lojinha de pães, bolos, pães de mel, geleias, biscoitos, chocolates, licores e cervejas artesanais produzidos pelos monges com receitas seculares e ingredientes selecionados, vendidos ao público em geral desde 1999. Além desta lojinha da igreja, há outra nos jardins, na Rua Barão de Capanema, 416, Jd. Paulista e também a loja virtual.

Sempre no último domingo do mês acontece o evento ‘Brunch no Mosteiro’, com iguarias selecionadas, música erudita, exposição e venda de artigos de arte sacra e visita guiada.

O Mosteiro está localizado no centro de São Paulo, no Largo de São Bento, bem em frente à estação São Bento, linha 1-azul do metrô.

Estação São Bento do Metrô - Linha 1 - Azul

Outros Mosteiros de São Bento foram construídos no Estado de São Paulo durante o século XVII: o de Santana de Parnaíba (1643) já não existe mais; o de Santos (1650) atualmente abriga o Museu de Arte Sacra de Santos – MAAS; em Sorocaba (1667), o prédio e a igreja do mosteiro passaram por restauração e em Jundiaí (1668) a igreja teve uma fase da restauração concluída.

 Basílica de Nossa Senhora da Assunção no Mosteiro de São Bento SP

Nas redondezas do Mosteiro

Várias outras atrações históricas da cidade de São Paulo ficam próximas ao Mosteiro, a pé ou a poucas estações de metrô de distância: a Estação da Luz, a Pinacoteca de São Paulo,  a Catedral da Sé, o Teatro Municipal, o Pátio do Colégio, o Mercado Municipal de São Paulo, só para citar algumas.

Para unir esta visita histórica e religiosa a uma outra bem mais consumista, bem próximo ao mosteiro está a rua 25 de Março, o maior comércio popular de São Paulo, com lojas de ramos muito variados, desde vestuário a cama, mesa, banho, utensílios domésticos, bijuterias e muito mais.

No outro extremo do viaduto Santa Ifigênia fica a Rua Santa Ifigênia, com lojas e galerias especializadas na venda de produtos elétricos e eletrônicos.

Se for dar uma passadinha nestas ruas num final de semana, prepare-se para enfrentar uma multidão de consumidores nas ruas e nas lojas.

É bom saber:

O site do mosteiro é mosteiro.org.br.

A Basílica Nossa Senhora de Assunção fica aberta 2a, 3a, 4a, e 6a das 06h às 19h; aos sábados e domingos das 06h às 12h e das 16h às 19h30 e às 5as das 06h às 08h e das 14h às 19h.

Bom passeio!!

Anúncios

9 comentários sobre “Mosteiro de São Bento – centro histórico de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s