Publicado em maio/2018
Para quem vai visitar o centro histórico de São Paulo, um dos pontos interessantes da região, e que deve ser incluído no roteiro, é o Mosteiro de São Bento. Com mais de 400 anos de história, a construção inclui a Basílica Nossa Senhora de Assunção, o Colégio de São Bento, a Faculdade de São Bento e as instalações do Mosteiro em si, onde vivem os monges seguindo a tradição monástica de oração e trabalho.
A parte aberta diariamente ao público é a Basílica de Nossa Senhora de Assunção, que teve sua primeira construção no início de 1600 e seu projeto atual iniciado em 1910. O projeto atual foi efetuado pelo arquiteto alemão Richard Berndl seguindo a escola artística de Beuron, fundada na Alemanha pelos monges beneditinos. A maior parte da decoração interna foi feita pelo beneditino Dom Alberto Gressnigt.
O interior da igreja é decorado com vitrais coloridos, murais, esculturas, bronze, carvalho, mármore, e também com obras de Frei Agostinho de Jesus, monge beneditino. O órgão principal com mais de 6.000 tubos foi inaugurado em 1954 na comemoração de 400 anos da cidade de São Paulo e é utilizado hoje em dia nas missas e celebrações especiais. O órgão mais recente, de 1996, é utilizado em celebrações menores.

A missa mais disputada por fiéis e turistas (é bom chegar cedo) acontece todo domingo às 10h e é celebrada com cantos gregorianos, acompanhada pelo órgão.
Ao lado da Basílica, com acesso por ela, fica a lojinha de pães, bolos, pães de mel, geleias, biscoitos, chocolates, licores e cervejas artesanais produzidos pelos monges com receitas seculares e ingredientes selecionados, vendidos ao público em geral desde 1999. Além desta lojinha da igreja, há outra nos jardins, na Rua Barão de Capanema, 416, Jd. Paulista e também a loja virtual.
Sempre no último domingo do mês acontece o evento ‘Brunch no Mosteiro’, com iguarias selecionadas, música erudita, exposição e venda de artigos de arte sacra e visita guiada.
O Mosteiro está localizado no centro de São Paulo, no Largo de São Bento, bem em frente à estação São Bento, linha 1-azul do metrô.
Outros Mosteiros de São Bento foram construídos no Estado de São Paulo durante o século XVII: o de Santana de Parnaíba (1643) já não existe mais; o de Santos (1650) atualmente abriga o Museu de Arte Sacra de Santos – MAAS; em Sorocaba (1667), o prédio e a igreja do mosteiro passaram por restauração e em Jundiaí (1668) a igreja teve uma fase da restauração concluída.
Nas redondezas do Mosteiro
Várias outras atrações históricas da cidade de São Paulo ficam próximas ao Mosteiro, a pé ou a poucas estações de metrô de distância: a Estação da Luz, a Pinacoteca de São Paulo, a Catedral da Sé, o Teatro Municipal, o Pátio do Colégio, o Mercado Municipal de São Paulo, só para citar algumas.
Para unir esta visita histórica e religiosa a uma outra bem mais consumista, bem próximo ao mosteiro está a rua 25 de Março, o maior comércio popular de São Paulo, com lojas de ramos muito variados, desde vestuário a cama, mesa, banho, utensílios domésticos, bijuterias e muito mais.
No outro extremo do viaduto Santa Ifigênia fica a Rua Santa Ifigênia, com lojas e galerias especializadas na venda de produtos elétricos e eletrônicos.
Se for dar uma passadinha nestas ruas num final de semana, prepare-se para enfrentar uma multidão de consumidores nas ruas e nas lojas.
É bom saber:
O site do mosteiro é mosteiro.org.br.
A Basílica Nossa Senhora de Assunção fica aberta 2a, 3a, 4a, e 6a das 06h às 19h; aos sábados e domingos das 06h às 12h e das 16h às 19h30 e às 5as das 06h às 08h e das 14h às 19h.
Bom passeio!!
Bem conhecido pelos cantos gregorianos e a lojinha de pães . Realmente é muito cheio, mas vale a pena conhecer! Outro dia entrei no site do Brunch deles , muito bem organizado, me surpreendi! Ótima dica! ^.~ Beijins
CurtirCurtido por 1 pessoa
É muito bonito! Tenho vontade de ir ao brunch… Obrigada. Bjs. 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Deve ser muito bom o brunch deles! Eles são muito organizados. Coincidência ou não, amanhã tem um post sobre o brunch que fui, espero que te anime a ir. ^.~ beijins
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também acho que deve ser muito bom, mas fiquei um pouco assustada com o preço: R$ 220,00 por pessoa. Já pensou pra quatro aqui de casa? hahaha não vai rolar… Vou ler seu post! Bjs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É… eu vi que é caro mesmo… Não é pra qualquer um e também dieta pro resto da semana! rs ^.~
CurtirCurtido por 1 pessoa