A culinária japonesa já é bem conhecida dos brasileiros e a quantidade e variedade de restaurantes japoneses em São Paulo e em todo o Brasil é enorme. Mesmo que sejam adaptadas ao gosto local, as receitas trazem, na maioria das vezes, a essência do que é produzido e consumido no Japão. Há quem diga que o sushi de goiabada é um sacrilégio, mas, certamente, há quem adore a invenção.
Os rodízios/festivais japoneses são os queridões por aqui e a grande vantagem deles é poder provar ou degustar um pouquinho de cada item oferecido. E ainda apreciar os preferidos conforme o apetite e vontade.
Mas, além dos rodízios/festivais, há muitos outros tipos de restaurantes japoneses em São Paulo, sejam os que oferecem um tipo específico de prato ou os que oferecem opções mais variadas. Há os que se especializam na culinária mais tradicional e aqueles que fazem um cardápio mais moderno.
E também não é só em restaurantes que podemos encontrar a culinária japonesa. Ela está presente em festas tradicionais, feiras e festivais japoneses – os matsuris – onde é um dos itens principais juntamente com as apresentações musicais, culturais, barracas para vendas de itens diversos etc.
No Bairro da Liberdade, na feirinha dos finais de semana, há muitos tipos de comidas típicas nas barracas. E nos mercados de produtos orientais sempre poderemos encontrar os bentôs (marmitinhas frias com itens variados).
Podemos, inclusive, encontrar comida japonesa em praticamente todas as praças de alimentação de shoppings, é ou não é?
Mas é bom lembrar que – como diria Patrícia Takehana, organizadora do III Japão.br – a culinária japonesa não se resume a peixe cru, vai muito além disso. E há uma infinidade de pratos que ainda precisamos provar, vamos lá?
Restaurante São Paulo-Tokyo
Está localizado na Rua Borges Lagoa, 1172, Vila Clementino. Funciona no almoço e jantar, de segunda a sábado.
A especialidade do restaurante é o rodízio/festival, mas tem também pratos à la carte. Tem ambientes muito agradáveis e diferenciados como a sala com tatame, varanda para a rua e as mesas no salão.
O rodízio inclui entradas, pratos frios como os sushis, sashimis, temakis etc, pratos quentes como o yakisoba, salmão grelhado, guioza, harumaki etc e tem também os sushis doces. O capricho na apresentação e o paladar dos pratos são muito especiais.

Restaurante e Karaokê Samurai
Está localizado na Rua da Glória, 608, Bairro da Liberdade e funciona apenas para jantar, de segunda a sábado.
Oferece gastronomia tradicional com um cardápio bem amplo e opções muito variadas – de ostras a panquecas japonesas à base de cará. Você sabia que robata é o espetinho japonês e pode ser de carnes ou legumes diversos? Sabia que um risoto de frango enrolado numa omelete faz parte da culinária japonesa? Pois é, eles podem ser provados no Restaurante Samurai.
E além dessas opções menos conhecidas dos brasileiros, também encontramos no cardápio aquelas que já conhecemos de longa data, como sushi, sashimi, combinados, yakisoba, tempura etc.
Quanto aos ambientes, além do salão com mesas, o Samurai tem ainda sala com tatame para uma experiência mais tradicional, mediante reserva e pagamento de taxa extra.
O Karaokê no piso superior garante diversão e uma pitada de cultura japonesa já que é uma atividade originária do Japão, apesar de mundialmente conhecida hoje em dia. O Samurai tem dois espaços para karaokê, um deles é uma sala para grupos de até dez pessoas e que precisa ser reservada com antecedência, o outro é um pouco maior, com palco, e as mesas podem ser ocupadas por grupos diversos.

Restaurante Komei
É um dos vários restaurantes localizados na rua Thomaz Gonzaga, já conhecida como a rua dos restaurantes pela quantidade e variedade ali instalados.
O Restaurante Komei fica na Rua Thomaz Gonzaga, 65, e funciona de quarta a segunda para almoço e jantar (fechado na terça) .
A casa é especializada em arroz karê e lamén e tem também no cardápio porções como guioza, harumaki, missoshiro entre outras. O arroz karê consiste em um prato de arroz acompanhado do molho picante de curry feito com carne, batatas e cenouras.
O combo de arroz karê inclui uma saladinha e opção de camarão, peixe, frango ou porco para acompanhar.

Restaurante Yamaga
Também está localizado na Rua Thomaz Gonzaga, 66, na Liberdade. Funciona de terça a domingo, para almoço e jantar.
É um dos mais antigos da rua e tem um cardápio tradicional servido à la carte, com alguns combos promocionais de segunda a sexta.
Tem decoração tradicional com madeira e lanternas japonesas, mesas no salão, balcão e ambiente com tatame.
Espaço Kazu
O Espaço Kazu fica no número 84/90 da Rua Thomaz Gonzaga, na Liberdade. O funcionamento é de quarta a segunda para almoço e jantar (fecha na terça).
O restaurante fica no andar térreo e traz diversas opções à la carte. No andar superior está o Kazu Cake, uma confeitaria muito charmosa, com lindos doces, cafés, chás e bebidas frias para acompanhar.
Estas são minhas 5 dicas de restaurante japonês em São Paulo. O que você achou? Quais outros você indicaria? Deixe suas sugestões nos comentários, gostaria muito de conhecê-los!
E bom apetite!
Os restaurantes São Paulo-Tokyo, Samurai e Komei foram visitados durante a programação do III Japão.br. O Japão.br é organizado pela Patrícia Takehana do blog Bagagem de Memórias e tem o objetivo de divulgar a cultura japonesa.
O evento contou com o apoio dos seguintes parceiros: Associação Bunkyo, Fundação Kunito Miyasaka, Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Japan House, Pavilhão Japonês, Parque Ecológico Imigrantes, Blue Tree Hotels, VempraLiba, Laço Cerâmicas, Carla Okubo, Designer Heloisa S.V., Restaurante São Paulo-Tokyo, Restaurante e Karaokê Samurai, Japan Sunset Escola, Himawari Taikô e Alfa.
Os seguintes blogs de viagem participaram: Bagagem de Memórias, Dani Turismo, Diário de Turista, Idas e Vindas da Carol, Let’s Fly Away, Partiu Viajar, Patrícia Viaja, Por Mais um Carimbo, Qualquer viagem. Eu vou!, Rodas nos Pés, SP da Garoa, São Paulo Sem Mesmice, Trilha Marupiara e Viagens de Cá pra Lá.
Publicado em setembro/2019
Adorei😊😘
CurtirCurtir
Obrigada 🙂 Beijão
CurtirCurtir