Pomerode SC - Portal Sul

O que fazer em Pomerode SC

Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil e ela se desenvolveu a partir de uma colônia de imigrantes estabelecida às margens do Rio Testo, entre Blumenau e Joinville, Santa Catarina. Muitos desses imigrantes eram originários da Pomerânia, região ao norte da Europa, entre a Alemanha e a Polônia.

Hoje em dia a população de Pomerode ainda é formada, em sua maioria, pelos imigrantes e seus descendentes. Para se ter uma ideia, duas escolas públicas da cidade oferecem ensino  bilíngue – português e alemão, como forma de preservar a cultura alemã.

A cidade faz parte do chamado Vale Europeu em Santa Catarina, juntamente com as cidades de Blumenau, Joinville, Brusque, Timbó, Nova Trento, Benedito Novo, Ibirama, Presidente Getúlio, Botuverá, Rio dos Cedros, Rio do Sul, Indaial e Apiúna (se faltou alguma, perdão, pode deixar nos comentários e eu incluo).

Apesar de ser uma cidade pequena e pacata, há várias opções do que fazer em Pomerode. É possível visitá-la em um bate-volta (o nosso foi feito a partir de Balneário Camboriú), mas é claro que quem puder permanecer mais tempo poderá aproveitar melhor todos os seus encantos.

 

 

O que fazer em Pomerode

Portal Sul

Para quem vem de Balneário Camboriú, a entrada na cidade é feita pelo Pórtico Sul e nele estão o Centro de Informações Turísticas – CIT – e a loja de artesanato.

Atrás dele fica a Praça Jorge Lacerda onde está um dos letreiros de Pomerode. Ao lado da praça, aberta à visitação, está a Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann, na Rua XV de Novembro, 791.

Pomerode SC - Portal Sul

Centro da cidade

Um tour pelo centro da cidade é rápido, várias coisas estão bem próximas umas das outras, praticamente todas ao redor da Rua Hermann Weege. Vamos lá?

  • Complexo Industrial Weege: a área era originalmente ocupada por um dos mais importantes conjuntos industriais da cidade e atualmente abriga um Centro Cultural. Fazem parte dele o Teatro Municipal de Pomerode, a Praça Cultural, a Central de Artesanato e o Museu Pomerano.
  • A Central de Artesanatos Handgemacht (Feito à mão) reúne trabalhos de diversos artesãos locais.

Pomerode SC - Loja de Artesanato

 

  • Na Praça Cultural Marlene Dietrich acontecem os festivais Osterfest (Festa de Páscoa) e a Weihnachtsfest (Festa de Natal) entre outros.
  • O Museu Pomerano conta a história da imigração através de documentos históricos, fotos, vestimentas, mobiliário e utensílios utilizados pelos imigrantes.

Pomerode SC - Museu Pomerano

  • Em frente ao Centro Cultural, do outro lado da rua, está a Praça Torgelow com esculturas do artista José Batista feitas em homenagem aos 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina.

Pomerode SC - Praça Torgelow

  • A Cervejaria Schornstein tem em suas instalações a fábrica, a loja e o bar da cervejaria pomerana.

Pomerode SC - Cervejaria Schornstein

  • A Igreja Evangélica Luterana também faz parte da história de Pomerode e é uma bela construção de 1885.

Pomerode SC - Igreja Luterana

Casa do Imigrante Carl Weege

É uma das construções em enxaimel da cidade de Pomerode. O museu está aberto para visitação e inclui o interior da casa, seus cômodos, mobiliário, utensílios e, na parte externa, um engenho de moer grãos e maquinário utilizado na época.

O endereço é Rua Vidal Ferreira, 1032.

Pomerode SC - Casa do Imigrante

Rota do Enxaimel

As primeiras construções feitas pelos imigrantes utilizaram a técnica construtiva alemã chamada enxaimel, que consiste em utilizar estrutura de madeira e tijolos encaixados. Pomerode é a cidade brasileira com mais construções em estilo enxaimel. Algumas ainda são residências particulares, mas há outras que se tornaram pousadas, cafés, museus etc.

A Rota do Enxaimel reúne algumas dessas construções e foi tombada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Perceba que quando falamos das construções em Pomerode estamos falando sobre a técnica construtiva em si, tradicional alemã. Temos no Brasil outras cidades em estilo alemão e que fazem a decoração externa condizente com esse estilo, ou seja, telhados triangulares e detalhes de madeira nas paredes, mas nesses casos, geralmente, a técnica construtiva é bem brasileira e atual.

Este adendo é para ressaltar que, dependendo da expectativa criada, poderemos sair de lá com a sensação de que a cidade nem parece tão típica assim. O centro da cidade não tem tantas construções nesse estilo e as casas na Rota do Enxaimel são bem afastadas umas das outras.

Pomerode SC - Rota do Enxaimel

Pomerode SC - Rota do Enxaimel

Pomerode SC - Rota do Enxaimel

 

O que mais visitar:

Parque Zoo

Foi fundado pela família Weege e foi o primeiro zoológico do Brasil. Reúne várias espécies de animais, além de atividades para as crianças. Fica no centro da cidade, na  Rua Hermann Weege, 180.

Pomerode SC - Zoo Parque

Vila Encantada

Fica bem ao lado do Parque Zoo e nele as crianças poderão se encantar com réplicas de dinossauros e várias atividades lúdicas. O endereço é Rua Hermann Weege, 204.

Pomerode SC - Vila Encantada

Museu do Automóvel

Iniciativa de uma família de colecionadores, o museu reúne automóveis antigos da década de 40 a 70, Cadillacs, Mustangs, Fords etc. Apesar de estarem em um museu, todos os carros foram restaurados, funcionam e estão como novos. Fica na Rua Hermann Weege, 544.

Pomerode SC - Museu do Automóvel

 

Casa Siewert

Típica casa enxaimel localizada na Rota do Enxaimel. Os proprietários acolhem os visitantes e apresentam a propriedade e a história da família. Tem loja de produtos locais. O endereço é Rua Testo Alto, 8233.

Portal do Imigrante Wolfgang Weege

O Portal Norte da cidade foi construído para homenagear os imigrantes e colonizadores de Pomerode. É uma réplica do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia.

Parque Municipal de Eventos

Lá acontecem várias festas da cidade: Festival gastronômico, OsterFest, Festa Pomerana etc. O endereço é Rua 21 de Janeiro, 2150.

 

Onde comer:

Confeitaria e Restaurante Torten Paradies

Foi onde almoçamos. É uma confeitaria que funciona diariamente e tem vários produtos como bolos, doces, sorvetes, biscoitos etc. Oferece buffet por quilo na hora do almoço, das 12h às 14h, com saladas e pratos quentes. E também um café colonial de terça a domingo, das 14h30 às 19h.

Pomerode SC - Torten Paradies

Algumas outras opções de restaurantes com comidas típicas:

Restaurante Wunderwald, Restaurante Siedlertal, Restaurante Pomerode.

O Restaurante Pomerode fica no centro da cidade, ao lado do Parque Zoo e funciona em uma construção enxaimel que foi o primeiro hotel da cidade. Foi construído pela família Weege e hoje em dia oferece buffet de pratos típicos alemães.

Pomerode SC - Restaurante Pomerode

 

Como fomos até Pomerode:

Várias agências de turismo de Balneário Camboriú oferecem um passeio bate-volta passando por Blumenau e Pomerode.

Nós preferimos ir por nossa conta e alugamos um serviço de van que nos buscou no hotel, nos levou até Pomerode e aos lugares que queríamos visitar. Como é um serviço privado, o trajeto pode ser combinado com o motorista, de acordo com as preferências do grupo.

Quem nos levou foi o Sidnei e ele pode ser contatado através do telefone/whatsapp: (47) 9910-5937.

Pomerode fica a 100 km de distância de Balneário Camboriú, cerca de 1h30 de carro.

Para saber também quais são as atrações de Balneário Camboriú veja o post O que fazer em Balneario Camboriú.

 

 

Excelente passeio!

Se tiver dúvidas, opiniões e/ou sugestões deixe aqui nos comentários!

 

Publicado em agosto/2019

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.