Uma das melhores opções para locomoção em São Paulo é o metrô, por ser rápido, prático e fugir do trânsito maluco da cidade. No entanto, é importante frisar que nos dias de semana, no horário de pico, os trens são muuuuito lotados. Não tente, por exemplo, andar de metrô em São Paulo às seis da tarde entrando na Estação Sé. E em nenhuma outra estação, por sinal. Programe-se para evitar principalmente os horários das 06h às 09h e das 17h às 20h.
Dito isto, nos outros horários a situação já melhora bastante e para quem quer se virar utilizando o transporte público, fazer turismo de metrô em São Paulo é uma excelente escolha. Algumas estações fazem interligação com os trens da CPTM e com eles conseguimos ir também a lugares mais afastados do centro.

Fazendo turismo de metrô em São Paulo – algumas atrações próximas às estações
Linha Azul
Há cinco linhas de metrô em São Paulo e a mais antiga delas é a Linha Azul. Ela vai do Jabaquara até Tucuruvi passando pelo centro de São Paulo.
Descendo na Estação Sé já dá para conhecer vários pontos do centro histórico a uma curta caminhada de distância.
Se não quiser caminhar pelo centro, também dá pra visitar o ponto mais próximo e voltar ao metrô para ir até a próxima estação.
Atrações próximas à Estação Sé:
- Catedral da Sé ;
- Praça da Sé;
- Páteo do Colégio (com caminhada de 5 minutos)
- Solar da Marquesa de Santos
A uma caminhada de 10 a 15 minutos, a partir da Praça da Sé, estão o Mosteiro de São Bento, Teatro Municipal e outros pontos. Se preferir não ir caminhando, vá de metrô até a Estação São Bento para ir até o Mosteiro. Já para ir até o Teatro Municipal é necessário optar pela linha vermelha e ir até a Praça da República (e de lá mais 7 minutos de caminhada) ou Estação Anhangabaú (e de lá mais 4 minutos de caminhada).


Atrações próximas à Estação São Bento:
- Mosteiro de São Bento
- Edifício Martinelli
- Farol Santander
- Mercado Municipal (com caminhada de 7 minutos)
- E porque não? A Rua 25 de Março, o comércio mais popular da cidade, fica bem próximo ao Mosteiro, basta descer a Ladeira Porto Geral.

O que visitar nas proximidades da Estação Luz:
- Estação da Luz
- Pinacoteca de São Paulo
- Estação Pinacoteca (com caminhada de 6 minutos)
- Sala São Paulo (com caminhada de 6 minutos – a visita precisa ser marcada antecipadamente)
- Museu de Arte Sacra de São Paulo – Mosteiro da Luz (com caminhada de 9 minutos). Para quem não quiser ir caminhando, o Mosteiro fica ao lado da Estação Tiradentes, também da linha Azul.


Estação Japão-Liberdade:
- Praça da Liberdade e sua famosa feira dominical
- Rua Galvão Bueno e lojas de produtos orientais em geral
- Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (com caminhada de 12 minutos pela Rua Galvão Bueno até a Rua São Joaquim). Se for descer do metrô para ir diretamente ao museu, a Estação mais próxima é a São Joaquim.

Linha Vermelha
A Linha Vermelha vai da estação Palmeiras-Barra Funda até Corinthians-Itaquera. Ela também passa pela Estação Sé. Você pode descer na Sé e ir caminhando até os seus pontos de interesse ou pode fazer a troca para uma outra linha do metrô.
Na Estação República:
- Ponto inicial do Ônibus Circular Turismo
- Feira de artes e artesanato na Praça da República, aos domingos
- Teatro Municipal (com caminhada de 7 minutos). Também é possível ir até o Teatro Municipal descendo na Estação Anhangabaú (com caminhada de 4 minutos).

Linha Verde
A Linha Verde vai da Vila Madalena até Vila Prudente e inclui as estações na Avenida Paulista.
Uma caminhada pela Av. Paulista, de um extremo ao outro, leva em média 30 minutos, mas há vários pontos interessantes pelo caminho e vale a pena ir caminhando e parando nos lugares que mais interessarem. Se quiser ir direto de metrô até os pontos, duas das estações são:
Estação Trianon-Masp:
- Av. Paulista – calçadão aos domingos
- MASP
- Parque Trianon
Estação Brigadeiro:
- Casa das Rosas (caminhada de 3 minutos)
- Japan House (caminhada de 4 minutos)

Linha Amarela
A Linha Amarela vai da Luz até São Paulo-Morumbi.
Na estação Pinheiros dá pra fazer a conexão com a linha de trens da CPTM. Descendo na estação Villa Lobos-Jaguaré da CPTM e caminhando mais 10 minutos chegamos ao Parque Candido Portinari e Parque Villa Lobos (a conexão com os trens da CPTM também pode ser feita na estação Palmeiras-Barra-Funda, da linha vermelha).
É bom saber:
- Alguns pontos citados tem relatos mais detalhados bastando clicar nos links em vermelho.
- A passagem do metrô custa R$ 4,30 e permite a transferência entre as linhas do metrô e trens da CPTM.
E esta é apenas uma pequena amostra, São Paulo tem milhões de atrações! Divirta-se!
Deixe suas dúvidas, comentários e/ou sugestões!
Publicado em mai/2019