Um dos mais lindos passeios bate-volta a partir de Paris é a visita à casa e jardins de Monet em Giverny, às margens do Rio Epte na região da Normandia, cerca de 75 km de distância da capital.
Claude Monet, mestre do Impressionismo, viveu em Giverny por mais de 40 anos e seus jardins foram inspiração para muitas de suas obras.
A propriedade é mantida pela Fundação Claude Monet e a visita inclui os jardins e a casa, que se encontra completamente mobiliada. Os jardins exibem a mesma exuberância e estrutura da época em que o artista morava lá.
Um pouco sobre Monet e o Impressionismo
O Impressionismo foi um movimento na pintura francesa caracterizado por efeitos de luz e cor, sem contornos definidos. Claude Monet foi um dos mais importantes representantes deste movimento, juntamente com Manet, Renoir, Degas, Cezanne e outros. O próprio nome do movimento vem do quadro Impressão: nascer do sol pintado por Monet em 1872.
Monet nasceu em 1840 em Paris, mudou-se para Giverny em 1883 e lá viveu até seu falecimento em 1926, sendo enterrado no cemitério da igreja de Giverny.
Era apaixonado pela natureza, suas luzes e cores, por isso sempre preferiu pintar ao ar livre.
A série Nenúfares, com mais de 250 obras, retrata seus jardins, a ponte japonesa, vegetação, lago e ninfeias.
A partir de 1890, o artista produziu uma série com mais de trinta telas retratando a Catedral de Rouen, no noroeste da França, sob a luz de diferentes períodos do dia, destacando os efeitos da iluminação e de diferentes perspectivas.
A exposição de suas obras no museu de L’Orangerie teve início em 1927, pouco depois de sua morte em dezembro de 1926.
Como chegar em Giverny
A partir de Paris, pode-se chegar até Giverny alugando um carro ou indo de trem.
De carro, a viagem dura cerca de 1h15.
Para ir de trem, deve-se embarcar na Gare Saint Lazare com destino a Gare De Vernon numa viagem que dura 45 minutos. Chegando na estação de Vernon, há um ônibus que faz o transporte até a Fundação Claude Monet e parte 15 minutos após a chegada dos trens.
Obras de Monet em museus parisienses
Em Paris, alguns dos museus onde podemos ver suas obras são:
Museu De L’Orangerie – exibe painéis da série Les Nymphéas em salas dedicadas exclusivamente à obra de Monet. Endereço: Jardin Tuileries, 75001.
Marmottan Monet – antiga mansão de Paul Marmottan que recebeu do filho de Monet, Michel, a doação de grande parte das obras. Endereço: 2 rue Louis Boilly 75016.
Museu D’Orsay – Paris. Endereço: 1 Rue de la Légion d’Honneur, 75007.
Obras de Monet no mundo
As obras de Monet podem ser vistas em vários museus espalhados pelo mundo. Há inclusive duas obras de Monet no MASP em São Paulo: A canoa sobre o Epte (1890) e A ponte japonesa sobre a lagoa das ninfeias em Giverny (1920-1924).
Além dos museus parisienses e do MASP, o post Top 5 museus para ver obras de Monet do site Mapeando Mundo traz também o Museu Albertina em Viena e Antiga Galeria Nacional (Alte Nationalgalerie) em Berlim.


É bom saber
Endereço da propriedade: 84 Rue Claude Monet, Giverny
O estacionamento é gratuito.
Preço: O ticket de entrada para visita à casa e jardins custa 9,50 euros para adultos mas também podem ser combinados com o ingresso para o Museu do Impressionismo (neste caso custando 17 euros).
O Museu do Impressionismo fica ao lado da Fundação Claude Monet.
Horários em 2019: todos os dias até 1/Novembro das 09h30 às 18h
A cidade de Vernon também tem diversos atrativos turísticos para serem visitados.
Site da Fundação Claude Monet: fondation-monet.com
Fontes: historiadasartes.com/tag/claude-monet/ e fondation-monet.com
Excelente passeio!
Deixe seus comentários, dúvidas e/ou sugestões!
Publicado em jun/2019
Nossa que fantástico! Esse pintor criou a própria realidade e expressou lindamente! Muito bom post, super útil e belo!
CurtirCurtir
As obras dele são realmente fantásticas. Obrigada pela visita e pelo comentário! ˆ.˜
CurtirCurtir